Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
29/3/2009 17:16
Fábio Góis
Cinco meses depois das eleições municipais, os eleitores de cinco cidades brasileiras retornam hoje (29) às urnas para escolher seus prefeitos e vice-prefeitos. Ainda não têm mandatários definitivos os municípios de Londrina (PR), Itapé (BA) e as cidades paulistas de Guarani D'Oeste, Igaraçu do Tietê e Lupércio. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os respectivos tribunais regionais eleitorais definiram a data com base na mesma anulação eletiva - indeferimento do registro dos candidatos, por parte do TSE.
O TSE faz as recomendações de praxe: para votar, o cidadão deve comparecer à seção eleitoral com título de eleitor ou documento de identificação com foto (identidade, habilitação etc).
Em Londrina, são 341.908 votos em jogo disputados pelos candidatos Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Barbosa Neto (PDT), segundo e terceiro colocado em uma eleição que não deu 50% dos votos validos remanescentes aos dois candidato eleito. O vencedor do pleito de outubro, Antônio Casemiro Belinati (PP), teve registro de candidatura negado devido a problemas com a prestação de suas contas públicas, referente ao anterior exercício como prefeito do município.
O mesmo aconteceu em Itaipé. O candidato à reeleição Pedro Jackson Brandão (PMDB) teve as contas rejeitadas pelo TSE. Assim, os dois mais bem votados depois de Pedro, Humberto Augusto Fernandes Mattos (PV) e Jackson Luiz Lima Rezende (PP), disputam a preferência de 8.720 eleitores baianos.
Já Guarani D'Oeste terá um tira-teima com 1.487 eleitores. Estão na disputa os candidatos Odair Vazarin (PSB) e Maria Luzia Boff dos Santos (PMDB). Com detalhe: os candidatos mais bem votados em outubro, informa o TSE, Marco Antonio do Carmo Caboclo (PT) e Elizabeth Dias Costa (PR), disputaram o primeiro turno sub judice, com os registros de candidatura já negados por juiz de primeiro grau.
O mesmo aconteceu em Lupércio com Orlando Daun (PSDB) e Sebastião Mendonça Filho (PSDB). No município paulista disputam o voto de 3.674 eleitores os candidatos Abílio Kempe (PMDB), Alfredo Tadeu Belintani (PRP) e João Ferreira Júnior (PSDB).
Segunda cidade mais populosa das eleições deste domingo, Igaraçu do Tietê terá 18.209 eleitores na escolha entre Aparecido Jovanir Pena Junior (PP), Carlos Augusto Gama (PSDB), Fernando Mauro Roncari (PTC) e José Claudio Bergamasco (PR). Os vencedores do pleito de outubro, Guilherme Fernandes (PSDB) e o vice Juvenal Aparecido Fernandes de Melo (DEM), tiveram registro de candidatura negado devido ao crime eleitoral de captação ilícita de sufrágio, uma vez que o TSE entendeu que ambos fizeram promessa de entrega de dinheiro e bens aos eleitores em troca votos.
Temas
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes