Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Prévia da inflação tem queda de 0,58%

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Prévia da inflação tem queda de 0,58%

Congresso em Foco

21/1/2009 11:19

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) recuou na segunda prévia de janeiro e teve queda de 0,58%. No mesmo período de dezembro, o índice havia registrado leve alta de 0,05%. De acordo com dados divulgados hoje (21) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o indicador acumula nos últimos 12 meses alta de 8%. O IGP-M é usado para balizar reajustes de aluguel e tarifas de energia.

Segundo a Agência Brasil, a queda registrada na segunda prévia foi influenciada pela queda de 1,09% no Índice de Preços no Atacado (IPA), responsável por 60% do IGP-M. Os itens que mais contribuíram para o recuo, de acordo com o estudo da FGV, foram tomate, minério de ferro e bovinos. Já os preços da soja em grão, do milho em grão e do leite in natura tiveram aumento, mas não chegaram a comprometer a deflação.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), responsável por 30% da composição do IGP-M, teve alta de 0,59%, depois de subir 0,54% na segunda prévia de dezembro. Segundo a Agência Brasil, quatro das sete classes de despesa que compõem o índice tiveram elevação. O destaque foi o grupo educação, leitura e recreação (de 0,38% para 1,18%), principalmente cursos formais (que alcançou 1,68%). Também houve alta nos preços de transportes, alimentação e despesas diversas. Já os grupos habitação, saúde e cuidados pessoais e vestuário desaceleraram.

Terceiro e último índice a formar o IGP-M, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou alta de 0,15%, menos intensa do que a elevação de 0,25% observada na segunda prévia de dezembro. Os preços de materiais e serviços recuaram no período, passando de 0,38% para 0,29%. Já o custo da mão-de-obra não teve variação em janeiro, após alta de 0,10% na segunda leitura de dezembro. O INCC responde por 10% do IGP-M. Para calcular a segunda prévia do IGP-M de janeiro, a FGV comparou os preços vigentes entre os dias 21 de dezembro e 10 de janeiro. (Mário Coelho)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Manchetes dos jornais de hoje - 21jan2009

E as faltas só aumentam...

"Frustrado", Garibaldi admite desistir da disputa à reeleição

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

3

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES