Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Presidente italiano manifesta "pesar"sobre caso Battisti

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Presidente italiano manifesta "pesar"sobre caso Battisti

Congresso em Foco

17/1/2009 | Atualizado às 19:17

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, enviou uma carta neste sábado (17) ao presidente Lula se dizendo “surpreso” com a decisão do Brasil de conceder refúgio humanitário ao ex-ativista de extrema esquerda Cesare Battisti. O envio do documento foi confirmado ao Congresso em Foco pela Embaixada da Itália em Brasília, mas, segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, Lula ainda não recebeu a carta e só deve se pronunciar sobre o fato na próxima segunda-feira (19).

No documento, divulgado pela Presidência da Itália, Napolitano manifesta ao presidente brasileiro sua “profunda surpresa” e seu “pesar” pela decisão do governo brasileiro em considerar Battisti um refugiado político. O líder italiano ressalta no comunicado que Battisti foi “condenado à prisão perpétua por ter sido considerado culpado, entre outras acusações, por quatro homicídios com fins terroristas”.

A Itália exige a extradição de Battisti. Na terça-feira (13), no entanto, o ministro da Justiça, Tarso Genro, concedeu refúgio humanitário ao perseguido. A posição brasileira foi tomada depois de recursos da defesa de Battisti contra decisão do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), que negou por três votos a dois o pedido a favor do italiano.

Repercussão

Na quinta-feira (15), Lula disse que a decisão foi uma “questão de soberania” e que o governo italiano deveria respeitá-la. “É uma decisão de Estado. Alguma autoridade italiana pode não gostar, mas tem que respeitar. (...) Nós, assumindo uma posição soberana, tomamos a posição de entender que essa pessoa poderia ter status de exilado no Brasil”, considerou Lula.

Ontem (16), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, encaminhou um pedido à Procuradoria Geral da República solicitando um parecer do órgão sobre a extinção do processo de extradição. No despacho, Gilmar considerou a decisão de Tarso como um “ato isolado”. Ele alega que não houve debate na Corte.

O ex-ativista Cesare Battisti foi condenado à prisão perpétua por cometer quatro assassinatos entre 1977 e 1979. Em 1981, o italiano fugiu para a França, onde permaneceu por dez anos. De lá, veio para o Brasil e foi preso no Rio de Janeiro em 2007. Battisti se encontra detido na penitenciária da Papuda, em Brasília. (Renata Camargo)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Israel mantém ataques apesar da esperança de trégua

Em carta, Ciro ataca seu maior adversário, Michel Temer

Manchetes das revistas de hoje - 17jan2009

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DO CONSUMIDOR

Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos

2

PROTEÇÃO À INFÂNCIA

Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil

3

RESOLUÇÃO DERRUBADA

Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças

4

Crime familiar

Ex-deputado Paulo Frateschi morre esfaqueado pelo filho em São Paulo

5

Santa Catarina

Florianópolis cria triagem e dá passagem para migrante sem emprego

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES