Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. TSE adia análise de recurso contra Antônio Belinati

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

TSE adia análise de recurso contra Antônio Belinati

Congresso em Foco

25/10/2008 | Atualizado às 17:29

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, pediu vista há pouco de um recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) contra o candidato do PP em Londrina, Antônio Belinati. Dessa forma, a eleição municipal deste domingo ocorrerá normalmente no município paranaense.

O MPE questionou a decisão do ministro do TSE Marcelo Ribeiro, que concedeu o registro de candidatura a Belinati. Em sessão do dia 16 de outubro, o recurso já havia sido adiado uma primeira vez com pedido de vista do ministro Arnaldo Versiani.

Belinati, que atualmente é deputado estadual, teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCPR), no valor de R$ 150 mil, quando era prefeito de Londrina em 1999. O TCPR não aceitou uma transferência de recursos pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER) ao município. Com base na Lei das Inelegibilidades (LC 64/90), o Ministério Público Eleitoral contestou a candidatura de Belinati. Além disso, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) impugnou o registro do candidato do PP.

Belinati, cuja candidatura está sub judice, recorreu ao TSE para prosseguir na disputa pela Prefeitura de Londrina e obteve decisão favorável do ministro Marcelo Ribeiro.

Já o Ministério Público defende a manutenção da decisão do TER paranaense, segundo a qual somente uma liminar concedida pelo Poder Judiciário seria capaz de suspender a inelegibilidade de Belinati. O pedido de vista foi feito no início da sessão extraordinária que o TSE realiza nesta tarde para julgar recursos de candidatos nessas eleições municipais.

Primeiro colocado nas pesquisas no município paranaense, Belinati disputa o comando do município com Luiz Carlos Hauly (PSDB). Pesquisa Ibope divulgada no último dia 16 revela que o candidato do PP aparece com 46% da preferência do eleitorado. Já Hauly aparece com 44%.

Levantamento exclusivo feito pelo Congresso em Foco revela que Belinati responde a dois processos de Execução Fiscal na Justiça Federal do Paraná. (leia mais) (Júnia Gama)

Saiba quais são os candidatos que respondem a processo

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

300 agentes reforçam eleições em Benedito Leite

Eleições: Lacerda ganha direito de resposta na TV

Eleitor que não votou no 1º turno pode votar no 2º

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES