Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
5/10/2008 | Atualizado às 18:02
Com menos de meia hora do início da apuração das urnas, os nomes dos dois primeiros candidatos eleitos já podem ser conhecidos. Com 45% dos votos, Pila (PP) foi eleito prefeito de Ibiam, em Santa Catarina.
O candidato disputou a vaga com outros dois adversários, Laelcio Gasaniga (PMDB) que obteve 39,7% dos votos e Elizeo Trevisol (PPS) que foi lembrado por 15,1% dos eleitores. Ao todo, 1.653 (98%) eleitores participaram do pleito no município.
Também em Santa Catarina, Euzeibo (PP) foi eleito à prefeitura de Pinheiro Preto. Ele recebeu 1.242 votos (54,6%). A única adversária do futuro prefeito foi Zildete (PMDB) que obteve 1.029 votos (45,3%). Votos brancos e nulos somaram 72.
Até às 17h30, 468 urnas foram apuradas em todo o país.
Minutos antes do encerramento da votação, balanço do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontou que 101 candidatos foram presos em todo o Brasil em ocorrências relacionadas às eleições. São casos de uso de alto-falantes, boca de urna, transporte ilegal de eleitores e compra de votos, entre outros.
Os estados que tiveram mais candidatos presos foram Minas Gerais (25), Espírito Santo (12), Mato Grosso (10), Goiás (9) e Rio Grande do Sul (7). Segundo o ministro Caputo Bastos, o número, estatisticamente, é baixo, mas o ideal é que nenhum candidato tivesse sido preso. “São essas as pessoas que disputam um cargo para representarem à população”, afirmou o ministro. (Erich Decat)
Temas
MANOBRA NA CÂMARA
Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora