Às vésperas das eleições municipais, um terceiro levantamento mostra que a popularidade do presidente Lula está nas alturas. Segundo pesquisa do Ibope sob encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada hoje (29) à tarde, a aprovação do petista é de 80%. Em junho, era de 72%.
Na semana passada, o instituto
Sensus aferiu que a aceitação do governo Lula tinha subido de 57,5% para 68,8%. No dia 12 de setembro, o
Datafolha informou que aprovação subiu de 55% para 64%.
Com isso, o presidente se torna um importante cabo eleitoral. Até agora, Lula apareceu no palanque de Marta Suplicy (PT), candidata a prefeita de São Paulo e líder nas pesquisas em São Paulo, de candidatos do ABC Paulista e de Fátima Bezerra (PT), que disputa uma cadeira em Natal (RN).
Segundo a CNI, além da popularidade pessoal do presidente ter aumentado, cresceu a aprovação de seu governo. O índice de entrevistados que considera sua gestão “ótima” ou “boa” foi de 69% em setembro. Em junho, era 58%.
Na análise da entidade, a população está otimista mesmo com a crise econômica americana. Hoje, as
bolsas fecharam em forte queda com a rejeição do plano de recuperação proposto pelo governo dos EUA.
“O ânimo do brasileiro ainda não foi impactado pela grave crise econômica internacional. Os brasileiros revelam confiança na economia do País e satisfação elevada com a vida que vêm levando. Em comparação com o estudo anterior, as expectativas em relação ao desemprego e à inflação passaram a ser mais otimistas”, diz o documento da CNI.