Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
25/9/2008 | Atualizado às 21:44
A Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) encaminhou hoje ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) parecer desfavorável ao deputado federal Arnaldo Vianna (PDT-RJ). Ele, que disputa a prefeitura de Campos dos Goytacazes (RJ) contra Rosinha Garotinho (PMDB-RJ), teve o registro de candidatura impugnado já que suas contas foram reprovadas pelas cortes de contas do Estado e da União. Por isso, o candidato entrou com um recurso no TSE. O relator do instrumento jurídico é o ministro Eros Grau.
O parecer da PGE recomenda que os ministros não aceitem o recurso. Segundo a procuradoria, o argumento do deputado de que o tribunal regional não apreciou nenhuma das alegações apresentadas por ele não deve ser aceito. O órgão disse que é impossível por meio deste recurso a discussão sobre os motivos que levaram o TCU e o TCE-RJ rejeitarem as contas do deputado. Para examinar a questão, segundo o parecer, seria necessário nova análise de provas, o que é impossível por meio de recurso especial.
O deputado, por ter suas contas fiscalizadas pelas cortes de contas, está sujeito a penalidades. Uma delas é justamente a cassação do registro eleitoral. O caso de Arnaldo Vianna é diferente do que envolveu o prefeito de Catingueira (PB), José Edivan Félix (PR). No última segunda-feira (22), os ministros do TSE decidiram que, mesmo que exista o parecer negativo das contas, o que importa para a punição de chefes de Executivo é a decisão do Legislativo municipal ou estadual (leia mais).
A última pesquisa do instituto Ibope mostra que a disputa no município está em empate técnico entre Rosinha Garotinho e Arnaldo Vianna. Em relação ao último levantamento do instituto, divulgado em 29 de agosto, Rosinha oscilou quatro pontos para cima e aparece com 41%. Arnaldo Vianna (PDT), que tinha 36% na pesquisa anterior, agora aparece com 34%. Como a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, eles estão tecnicamente empatados. (Mário Coelho)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil