Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Tropas auxiliam na segurança de 114 municípios

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Tropas auxiliam na segurança de 114 municípios

Congresso em Foco

24/9/2008 18:12

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Balanço divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral na tarde de hoje mostra que 12 estados requisitaram o envio de tropas federais para auxiliarem as forças locais de segurança pública em 260 municípios. Do total de requisições, o TSE já aprovou o envio de força federal para 114 municípios.

Até agora, o número de cidades é inferior à última eleição municipal, realizada em 2004, quando foram registrados 10 pedidos para 306 municípios. Mas o levantamento aponta que é maior do que o envio no primeiro e segundo turnos do pleito de 2006. No 1º turno, o Tribunal autorizou a ida de força federal para 142 municípios de nove estados (Alagoas, Amapá, Amazonas, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Tocantins e Sergipe).

Já no 2º turno das eleições 2006, o TSE aprovou o auxílio de tropas federais em 124 municípios de sete estados (Amapá, Amazonas, Pará, Paraiba, Piauí, Tocantins e Rio Grande do Norte).

Os pedidos foram encaminhados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos estados diretamente ao TSE. Segundo a corte eleitoral, os estados que pediram o envio de força federal para fortalecer a segurança pública nas eleições são Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

Até agora o TSE já aprovou requisições de tropas federais para 82 municípios do Pará, 29 municípios do Amazonas, para áreas afetadas por milícias e pelo tráfico de drogas na capital e na região metropolitana do Rio de Janeiro, 2 municípios do Tocantins e um de Alagoas.

Segundo o tribunal, o Pará requisitou o envio de tropas federais para 97 municípios. Em seguida, vem o Piauí, com 76 municípios, Rio Grande do Norte, com 39,  Amazonas, 33, Amapá, 5, Alagoas, 3, Tocantins, 2, e Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Sergipe, com uma solicitação cada um. A requisição de força federal é feita pelo juiz eleitoral do município ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado, que a encaminha ao TSE para exame.

Além desses pedidos, o TSE também solicitou à Presidência da República a utilização de força federal na capital fluminense. No Rio de Janeiro, caso excepcional em o trabalho das forças federais não se restringe ao dia das eleições, as áreas afetadas por milícias e pelo tráfico de drogas já estão recebendo a atuação dos militares. (Mário Coelho)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

TSE livra prefeitos de julgamento dos TCEs

Depoimento revela novo personagem da Satiagraha

Relator quer mais emendas para Defesa

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES