Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Jobim confirma ida à CPI na próxima quarta-feira

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Jobim confirma ida à CPI na próxima quarta-feira

Congresso em Foco

15/9/2008 | Atualizado às 20:20

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou hoje (15) que irá depor na próxima quarta-feira (17) na CPI das Escutas Telefônicas Clandestinas da Câmara. A convocação de Jobim foi feita após a constatação de que o Exército, em conjunto com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), adquiriu aparelhos com capacidade de realizar escutas telefônicas. A princípio o depoimento estava marcado para a última quarta-feira (10), mas Jobim pediu adiamento em razão de uma crise alérgica.

Além desse fato, o ministro também deve explicar aos parlamentares o possível envolvimento de militares da ativa na Operação Satiagraha, coordenada pelo delegado Protógenes Queiroz. A operação foi responsável pela prisão, no início de julho deste ano, de Daniel Dantas, dono do Banco Opportunity. O banqueiro é acusado de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, formação de quadrilha, uso de informação privilegiada, corrupção de servidores públicos, além de suborno.

Matéria publicada nessa sexta-feira (12) pela revista Época afirma que oficiais dos serviços secretos das Forças Armadas também participaram das investigações.  Em nota, o Ministério da Defesa nega.

“Os esclarecimentos dados pelo Exército, tanto à revista quanto a outros órgãos de imprensa, que abordaram anteriormente o assunto, mostram que a Força investigou na verdade uma denúncia contra um suposto militar do Exército. A denúncia, que mostrou-se infundada, fora feita pelo delegado Protógenes Queiroz e apontava para supostas atividades externas que estariam sendo exercidas irregularmente por um suposto oficial do Exército”, diz trecho da nota.

Felix, Lacerda e Corrêa

Nesta quarta-feira (17), também está previsto o depoimento do ministro-chefe do gabinete de Segurança Institucional, Jorge Felix, do diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, e do diretor afastado da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda. A sessão irá ocorrer na Comissão de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso (CCAI).

Segundo o presidente da comissão, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), os três foram reconvocados para esclarecerem contradições entre os depoimentos prestados ao colegiado na última quinta-feira (11) e à CPI das Escutas Telefônicas Ilegais da Câmara.

Além dos três, também deverá voltar à comissão para depor, o diretor afastado de Contra-Inteligência da Abin, Paulo Maurício Fortunato. (Erich Decat)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

O que diz a Fieo

Grampo reforça tese de pressão de Dilma pró-entidade

Crise na Bolívia: manifesto divulgado hoje apóia Evo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES