A Polícia Federal iniciou, na manhã desta terça-feira (29), uma operação no Acre, Rondônia e Ceará, para desarticular uma quadrilha especializada em tráficar drogas através do serviço Sedex, dos Correios. Segundo a PF, a base do grupo atuava na Bolívia e no Acre.
As investigações começaram em 2006. De acordo com a PF, um narcotraficante brasileiro morava em Cobija, na Bolívia, de onde negociava e transportava entorpecentes, como cocaína.
“Para dar uma aparência de legalidade às atividades relacionadas com o tráfico de drogas, o traficante e um comparsa acreano instalaram uma empresa em Brasiléia (AC), na fronteira do Acre com a Bolívia, que vinha sendo utilizada na lavagem de dinheiro proveniente do comércio ilegal de drogas”, informa o comunicado da polícia.
A Operação Capricórnio mobilizou 62 policiais federais para cumprir 13 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão preventiva expedidos pelo Juízo da 1a Vara Federal de Rio Branco.
Assaltantes de bancos
Ainda na manhã de hoje, a Polícia Federal desmontou uma quadrilha de assaltantes de banco que agia no Pará, no Tocantins, em Goiás e no Distrito Federal. Os policiais cumpriram nove mandados de prisão e seis de busca e apreensão.
Segundo os investigadores, o bando contava com a colaboração de policiais militares de Goiás e de uma estagiária de direito. A operação foi batizada de “Alvará".