Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Alencar pede transparência na saída de Protógenes

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Alencar pede transparência na saída de Protógenes

Congresso em Foco

18/7/2008 | Atualizado às 15:18

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente da República em exercício, José Alencar, pediu hoje (18) transparência na divulgação do diálogo realizado entre o delegado Protógenes Queiroz e a cúpula da Polícia Federal.

Ontem (17), a PF divulgou trechos da reunião gravada na sede da entidade em São Paulo, em que ficou definido o afastamento de Protógenes das investigações da Operação Satiagraha.

Na conversa, ocorrida na última segunda-feira (14), Protógenes diz a seus superiores que não tem intenção de permanecer na coordenação do caso. Por outro lado, ao longo dos trechos liberados pela PF, não há a confirmação de que o delegado pretende se afastar definitivamente do inquérito. (leia)

“Tudo deve ser rigorosamente transparente. É claro que numa investigação pode haver um momento em que haja informação de exclusividade de quem está investigando. Mas a transparência é necessária, os brasileiros desejam acompanhar tudo isso", disse Alencar que assumiu hoje interinamente a presidência da República após viagem do presidente Lula para Colômbia.

Lula deve permanecer no exterior durante todo o final de semana, quando cumpre agenda nas cidades de Bogotá e Letícia. Na ocasião, o presidente deve, entre outros eventos, participar da cerimônia de abertura do Encontro Empresarial Brasil-Colômbia.

Na última quarta-feira (16), o Lula também falou sobre o episódio da saída de Protógenes. Para ele, por uma questão de moralidade, o delegado teria de ficar até o fim do relatório.

Ontem (17), após conversa de Lula com o Ministro da Justiça Tarso Genro e o diretor-geral da Polícia Federal em exercício, Romero Menezes, ficou definida a divulgação dos trechos em que Protógenes supostamente pede para se retirar das investigações.

Apesar do afastamento da operação, Protógenes tomará hoje depoimento de Daniel Dantas e outros nove funcionários do Banco Opportunity. A partir da próxima segunda-feira (21), o delegado deve deixar o caso e iniciar curso superior de oficiais em Brasília.

Deflagrada após a eclosão do escândalo do mensalão, a Operação Satiagraha investiga supostos crimes como lavagem de dinheiro, evasão de divisas, gestão fraudulenta, formação de quadrilha e tráfico de influência para a execução de movimentações financeiras com informações privilegiadas. (Erich Decat)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

CUT-DF pede impeachment de Gilmar Mendes

Rondônia divulgará lista de candidatos com "ficha suja"

Dantas volta a ficar frente a frente com Protógenes

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES