Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Alencar pede transparência na saída de Protógenes

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Alencar pede transparência na saída de Protógenes

Congresso em Foco

18/7/2008 | Atualizado às 15:18

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente da República em exercício, José Alencar, pediu hoje (18) transparência na divulgação do diálogo realizado entre o delegado Protógenes Queiroz e a cúpula da Polícia Federal.

Ontem (17), a PF divulgou trechos da reunião gravada na sede da entidade em São Paulo, em que ficou definido o afastamento de Protógenes das investigações da Operação Satiagraha.

Na conversa, ocorrida na última segunda-feira (14), Protógenes diz a seus superiores que não tem intenção de permanecer na coordenação do caso. Por outro lado, ao longo dos trechos liberados pela PF, não há a confirmação de que o delegado pretende se afastar definitivamente do inquérito. (leia)

“Tudo deve ser rigorosamente transparente. É claro que numa investigação pode haver um momento em que haja informação de exclusividade de quem está investigando. Mas a transparência é necessária, os brasileiros desejam acompanhar tudo isso", disse Alencar que assumiu hoje interinamente a presidência da República após viagem do presidente Lula para Colômbia.

Lula deve permanecer no exterior durante todo o final de semana, quando cumpre agenda nas cidades de Bogotá e Letícia. Na ocasião, o presidente deve, entre outros eventos, participar da cerimônia de abertura do Encontro Empresarial Brasil-Colômbia.

Na última quarta-feira (16), o Lula também falou sobre o episódio da saída de Protógenes. Para ele, por uma questão de moralidade, o delegado teria de ficar até o fim do relatório.

Ontem (17), após conversa de Lula com o Ministro da Justiça Tarso Genro e o diretor-geral da Polícia Federal em exercício, Romero Menezes, ficou definida a divulgação dos trechos em que Protógenes supostamente pede para se retirar das investigações.

Apesar do afastamento da operação, Protógenes tomará hoje depoimento de Daniel Dantas e outros nove funcionários do Banco Opportunity. A partir da próxima segunda-feira (21), o delegado deve deixar o caso e iniciar curso superior de oficiais em Brasília.

Deflagrada após a eclosão do escândalo do mensalão, a Operação Satiagraha investiga supostos crimes como lavagem de dinheiro, evasão de divisas, gestão fraudulenta, formação de quadrilha e tráfico de influência para a execução de movimentações financeiras com informações privilegiadas. (Erich Decat)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

COMÉRCIO

Câmara vota fim da regra que exige acordo para trabalho em feriados

2

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Veja como cada deputado votou na urgência para derrubar decreto do IOF

3

Piso Salarial

Comissão da Câmara aprova piso salarial para tradutores e intérpretes

4

TRÊS PODERES

Entenda as "emendas paralelas" que entraram no radar do STF

5

ECONOMIA

Hugo Motta: urgência contra aumento do IOF é "recado da sociedade"

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES