Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PT terá aliança com oposição em mais quatro capitais

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PT terá aliança com oposição em mais quatro capitais

Congresso em Foco

20/6/2008 | Atualizado 21/6/2008 às 9:57

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Serão quatro os municípios em que o PT fará alianças com partidos que fazem oposição ao governo Lula no plano nacional, nas eleições de outubro. Foi o que anunciou hoje (20) a Executiva Nacional do partido, reunida desde ontem (19) para analisar a situação em 21 capitais com mais de 200 mil habitantes, além da inusitada possibilidade de aliança com os tucanos em Belo Horizonte (MG) – hipótese vetada pela cúpula da sigla. Manaus (AM), Aracaju (SE), Porto Velho (RO) e João Pessoa (PB) devem ser palco de parceria entre PT e partidos como PSDB e DEM.

Ontem, a Executiva Nacional petista manteve o veto à aliança entre PT e PSDB para a prefeitura de Belo Horizonte. Lá, desde o ano passado existe um namoro que definiu como candidato a prefeito o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do governo de Minas, Márcio Lacerda (PSB), com Roberto Carvalho (PT) como vice. A parceria é orquestrada desde o fim do ano passado pelo governador do estado, Aécio Neves (PSDB), e pelo prefeito de BH, Fernando Pimentel (PT).

A Executiva manteve o veto a alianças também em Boa Vista (RR), alegando que em ambos os casos a disputa eleitoral não terá implicações significativas no pleito presidencial de 2010. Em BH, Aécio, que deve sair candidato a presidente pelo PSDB, é o principal empecilho apontado pelos petistas para a parceria.

"A nossa ótica de avaliação foi resultado das alianças locais no plano nacional. Em Aracaju, em nenhum momento foi tratado como questão local. Foi por isso que não fomos a favor da aliança com o PSDB em Belo Horizonte", explicou o secretário-geral do PT, José Eduardo Cardozo.

A Executiva petista também autorizou alianças em cidades importantes e estratégicas, como Campos (RJ). A intenção da ampla parceria dos petistas com tucanos e “demos” por lá tem como objetivo derrubar a ex-governadora do estado Rosinha Garotinho (PMDB). Volta Redonda (RJ), Campinas (SP), Contagem (MG) e Blumenau (SC), entre outros, são municípios em que foram permitidas coligações com a oposição pela cúpula do PT. (Fábio Góis)
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Rio: TRF prorroga permanência de tropas até dia 26

Senado lê mensagem de empréstimo do Bird ao RS

Parlamentares poderão responder por "corrupção"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES