Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
6/6/2008 17:51
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) deu início hoje (6) às reuniões preliminares do XI Congresso Nacional do partido. A abertura oficial dos debates foi feita na manhã desta sexta-feira, no Senado Federal, pelo presidente nacional do partido e governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
Em seu discurso, Campos ressaltou as conquistas da legenda desde a realização do congresso anterior, em agosto de 2005, e classificou o partido como uma “alternativa democrática desse país”. “De lá pra cá, passamos a cláusula de barreira, multiplicamos por seis o número de filiados, organizamos o PSB em todos os estados da Federação”, destacou o governador, acrescentando que o partido já está presente “em quase 3 mil cidades brasileiras”.
O pátio de acesso aos gabinetes do Senado e diversas salas de comissões estão ocupados pelos diversos segmentos do partido, como a Juventude Socialista Brasileira (JSB), o Sindicalismo Socialista Brasileiro e o Movimento Negro do PSB. Cerca de mil pessoas de estados diversos participam do encontro.
Quatro encontros simultâneos são destaque hoje: o Sindical; o das Mulheres; o de Juventude e de Raças e Etnias; e uma plenária com integrantes do Movimento Popular. Às 18h, o governador pernambucano presidirá a Mesa de Abertura do XI Congresso, na solenidade oficial de abertura do Congresso, que terá encerramento amanhã (7).
Mas o clima de festa pode ceder espaço a manifestações de descontentamento dos militantes mais “radicais”. Em uma das comissões, justamente a que reunia o Movimento Negro, um integrante da Juventude de Natal (RN) leu um manifesto contra “ações” praticadas pelo governo de outro estado nordestino, exatamente o estado governado pelo presidente nacional do partido. A manifestação deve se repetir na abertura oficial de logo mais. (Fábio Góis)
Confira abaixo a programação completa do XI Congresso Nacional do PSB:
Hoje (6 de junho) – Congresso de Revisão do Estatuto
Das 14h às 17h – Credenciamento dos Delegados ao XI Congresso Nacional do PSB
17h – Abertura da Exposição Fotográfica: CUBA UM OUTRO OLHAR
Local: Saguão do Senado Federal
18h – Abertura do XI Congresso Nacional pelo presidente Nacional do PSB, governador Eduardo Campos, e autoridades presentes.
19h – Na solenidade de abertura do XI Congresso Nacional do PSB serão homenageados: DOM HELDER CÂMARA, pelo centenário do seu nascimento, e o Cinqüentenário da Revolução Cubana.
20h – Leitura e aprovação do Regimento Interno do XI Congresso Nacional do PSB e do Congresso de Revisão do Estatuto.
20h30 – Congresso de Revisão do Estatuto – Apresentação da proposta de Reforma Estatutária pelo Relator.
22h – Encerramento do Congresso Extraordinário.
Amanhã (7 de junho) – XI Congresso Nacional do PSB
Das 8h às 10h – Credenciamento dos Suplentes ao XI Congresso Nacional do PSB.
9h – Painel: “O Cenário Político Nacional e as Políticas Públicas Municipais do PSB”.
10h – Debate.
13h – Intervalo.
15h – Apresentação e votação da composição para o Diretório Nacional.
16h – 1ª Reunião do Diretório Nacional para eleger Comissão Executiva Nacional.
17h – Encerramento.
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores