Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
22/5/2008 | Atualizado 23/5/2008 às 7:32
O presidente Lula recebe amanhã (23), em Brasília, doze presidentes sul-americanos para reunião extraordinária de chefes de Estado e de governo da União Sul-Americana de Nações (Unasul).
No encontro, o representante de cada país irá assinar o Tratado Constitutivo da Unasul que terá como órgãos deliberativos um conselho de Chefes de Estado e de Governo, um conselho de Ministros de Relações Exteriores e um conselho de delegados.
A Unasul também contará com uma Secretaria-Geral com sede em Quito, no Equador.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), na reunião, os membros deverão discutir sobre o plano de ação da Unasul, centrado nas conclusões dos grupos de trabalho estabelecidos nas áreas de energia, infra-estrutura, financiamento, políticas sociais e educação. Também está na pauta a discussão sobre o funcionamento transitório da Secretaria-Geral no período entre a assinatura e a entrada em vigor do Tratado que dependerá da conclusão dos procedimentos de ratificação realizados por nove países sul-americanos.
De acordo com o MRE, entre os principais objetivos da Unasul está o fortalecimento do diálogo político entre os Estados Membros e o aprofundamento da integração regional, especialmente no que se refere à integração econômica e produtiva, mecanismos financeiros, desenvolvimento social, cooperação cultural e desenvolvimento da infra-estrutura regional nas áreas de transportes, energia e comunicações. (Erich Decat)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil