Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
13/5/2008 | Atualizado às 11:28
Edson Sardinha
Passados 120 anos desde a assinatura da Lei Áurea, o débito do Brasil com a população negra ainda está longe de ser resolvido. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a ser divulgado hoje (13), revela que, apesar de se tornar maioria neste ano, a população negra só alcançará a igualdade racial daqui a meio século.
Veja a íntegra do estudo do Ipea
Segundo o Ipea, caso seja mantido o ritmo das atuais políticas públicas de inclusão, os negros só terão igualdade de acesso a bens, serviços e direitos fundamentais em 2058, quando a chamada abolição da escravatura completará 170 anos.
Mapa
Também hoje a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vão apresentar o Mapa da Distribuição Espacial da População Negra.
De acordo com o governo, o objetivo é orientar os gestores públicos na formulação de políticas voltadas para a igualdade racial, apontando em que parte de seu estado ou região está concentrada a população negra.
O levantamento foi montado com base no Censo de 2000, no qual a definição de cor é auto-declaratória. Segundo o mapa, a população auto-declarada negra fica abaixo dos 40% apenas nas regiões Sul e Sudeste do país.
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
MANOBRA NA CÂMARA
Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora