Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
14/11/2007 | Atualizado 19/11/2007 às 11:31
Edson Sardinha
Um dos convidados especiais que entregarão, no próximo dia 26, o Prêmio Congresso em Foco 2007 aos 41 parlamentares que melhor exerceram o mandato em 2007, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, diz que a premiação estimula a democracia e aproxima o cidadão do parlamento brasileiro.
“É muito importante premiar aquele que tem ação positiva, demonstrando que é possível fazer da política uma atividade séria, e não mera politicagem. Ao se premiar o que é bom, reconhece-se a existência do mau parlamentar, separando-se o joio do trigo”, afirma o presidente do Conselho Federal da OAB, entidade que tem, em seu histórico, uma série de lutas pela defesa dos direitos humanos e pela redemocratização do país.
Classificando como nocivo à democracia o discurso de que todos os parlamentares são iguais, Cezar diz que é possível identificar as diferenças entre os representantes à luz de duas qualidades fundamentais que todo bom político deve ter: a capacidade de fazer críticas e de fiscalizar.
“Ele também deve ter comprometimento com os valores democráticos e não ser subserviente com aqueles que tornam privado o patrimônio público”, acrescenta.
De acordo com o presidente da OAB, os congressistas brasileiros precisam compreender que têm de prestar contas permanentemente à sociedade, e não apenas no período eleitoral, como costuma acontecer. “Essa obrigação é diária, porque diário é o Brasil”, destaca.
Da mesma forma, observa o advogado, o eleitor precisa ter consciência de que é também seu dever cobrar das autoridades o respeito aos seus direitos. Na avaliação dele, o Legislativo tem ganhou transparência com a consolidação da cobertura jornalística pela internet.
Como exemplo, ele faz referência a levantamentos sobre gastos, votações, assiduidade e processos na Justiça produzidos por este site. “O Congresso em Foco tornou transparente a atuação do parlamentar fazendo com que o soberano povo, na condição de representado, possa ele também fiscalizar o seu representante”, considera.
Banquete da democracia
Mesmo reconhecendo que ainda é preciso democratizar a comunicação no país, Cezar Britto vê já na atual abertura do Legislativo um ganho universal. “A transparência é um alimento que deve ser consumido por todos, pois integra o banquete da democracia”, afirma. “Quando a informação se torna transparente, todos ganham. O povo, porque passa a conhecer seu representante, e o parlamentar, porque ganha um canal de comunicação com a sociedade”, completa.
Aos 44 anos, Cezar Britto é o mais jovem presidente da história do Conselho Federal da OAB. Com perfil considerado progressista, o advogado trabalhista tem defendido a aproximação da entidade com os movimentos sociais. Sobrinho do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto, ele dedicou boa parte de sua carreira à defesa de sindicatos e organizações não-governamentais.
Votação até domingo
Cezar estará presente na churrascaria Porcão, em Brasília, no próximo dia 26 para a entrega do Prêmio Congresso em 2007 a um dos parlamentares escolhidos pelo leitor do Congresso em Foco. A OAB também apoiou a premiação no ano passado, por meio de seu então presidente, Antonio Busato. O internauta tem até o próximo domingo (18) para votar. Para participar da escolha dos melhores parlamentares de 2007, clique aqui.
Todos os 41 congressistas pré-selecionados por meio de votação da qual participaram 188 jornalistas que cobrem o Congresso serão premiados. Veja os resultados da escolha dos jornalistas na Câmara e no Senado.
Serão homenageados também os deputados e senadores mais assíduos neste ano. O Prêmio Congresso em Foco 2007 é patrocinado pela Petrobras e pela Brasil Telecom, e apoiado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Churrascaria Porcão, Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), pelo Clube do Choro, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e pelo Caderno Brasília do jornal Hoje em Dia.
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime