Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Cobrança em escala é maior crítica contra CPMF

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Cobrança em escala é maior crítica contra CPMF

Congresso em Foco

31/10/2007 11:27

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Na segunda audiência pública realizada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para discutir a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), a cobrança em escala do impostos foi o alvo das maiores críticas dos palestrantes.  "A CPMF é um verdadeiro câncer porque ela se insere em todas as etapas da vida econômica da nação", disse o representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Antonio Carlos Rodrigues do Amaral. "Democraticamente é um tributo fascista", completou, argumentando que ninguém sabe ao certo quanto paga pelo tributo.

O economista e professor da Universidade de São Paulo (USP) Márcio Nakane também reclamou deste aspecto da cobrança, embora tenha ressaltado alguns pontos que considera positivos, como a elevada base de arrecadação do tributo. "A CPMF tem um bom desempenho com relação a impacto porque tem alíquota baixa, comparativamente com outros impostos. Agora, sob o aspecto de ser um imposto em cascata, ela é ruim porque onera todas as etapas do processo produtivo", afirma Mácio Nakane.

O professor destaca que é essencial vincular a CPMF à discussão da reforma tributária. "Ao se concordar com a prorrogação da CPMF ela tem que ser atrelada à discussão da reforma tributária". Nakane lembrou que, há quatro anos, o ambiente de "prorroga ou não prorroga" era o mesmo. "Naquela ocasião, houve essa promessa", disse. 

Márcio Nakane também defendeu a redução progressiva da alíquota da CPMF. "Seria um sinalizador importante para a sociedade. Estamos no limite suportável da carga tributária", destacou. 

No momento, o deputado e ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci (PT-SP) está dando seu depoimento sobre a CPMF. De acordo com ele, apesar da cumulatividade da contribuição ser um aspecto negativo, esse efeito não é maior na CPMF do que em outros impostos como, por exemplo, o de importação. "A CPMF tem um efeito cumulativo na cadeia produtiva, mas é menor do que em outros tributos".

Palocci também defendeu a redução da alíquota da CPMF e apoiou a discussão imediata da reforma tributária. (Soraia Costa) 

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

CPI das ONGs: sessão atrasa por falta de quorum

Manchetes dos jornais de hoje - 31out2007

Homossexualismo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Povos Indígenas

Em aldeia indígena no Pará, Lula promete energia para 4,3 mil famílias

2

Educação infantil

Deputado propõe programa de acesso à creche para crianças baixa renda

3

AGENDA DA CÂMARA

Semana na Câmara tem pauta voltada à segurança pública e COP30

4

AGENDA DO SENADO

Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais

5

TENTATIVA DE GOLPE

STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES