Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
18/10/2007 | Atualizado às 15:39
Em entrevista ao Congresso em Foco, o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) disse há pouco que pode anunciar a qualquer momento o nome do relator da quinta representação apresentada por PSDB e DEM contra o presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB). Neste processo, o senador alagoano é acusado de montar esquema de espionagem de senadores favoráveis à sua cassação.
Segundo a denúncia, que inclusive foi noticiada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela revista Veja, o assessor especial de Renan, Francisco Escórcio, teria tentado instalar câmeras em um hangar no aeroporto de Goiânia (GO), para registrar a movimentação de senadores e, eventualmente, flagrá-los em situações “comprometedoras”.
Os alvos principais seriam os goianos Demóstenes Torres (DEM) e Marconi Perillo (PSDB), dois dos principais opositores de Renan no Senado, que obviamente viajam todas as semanas para Goiânia. As improváveis “situações comprometedoras” seriam usadas, caso fosse necessário, como chantagem para impedir a atuação dos senadores contra Renan. Mas o plano não teria se concretizado porque, segundo as reportagens dos veículos supracitados, o dono do hangar, o ex-deputado federal Pedrinho Abrão, não teria consentido a instalação das Câmaras.
Leomar Quintanilha disse que o convite para a relatoria da quinta representação foi feito a um senador a quem prefere resguardar a identidade. “Fiz o convite, e a resposta pode sair ainda hoje. Mas eu prefiro não revelar o nome antes da resposta”, declarou o peemedebista. “Vamos supor que ele não aceite. Se eu divulgar o nome, vai haver uma especulação desnecessária”, explicou.
Questionado sobre se o afastamento de Renan Calheiros poderia tornar mais tranqüilo o andamento dos trabalhos no Conselho de Ética, Quintanilha foi parcimonioso. “Acho que vai ser [tranqüilo]. Apesar de eu acreditar que não havia interferência na condução dos trabalhos quando ele estava na presidência, eu acredito que o processo vai ter uma tramitação serena”, completou. (Fábio Góis)
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores