Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
3/10/2007 23:24
Após concluir a votação da MP 383/07, que concede crédito de R$ 1,25 bilhão para a Secretaria de Portos e para os ministérios dos Transportes, Meio Ambiente, Defesa, Integração Nacional e Cidades, os deputados discutem agora a MP 384/07, que institui o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), anunciou há pouco que o texto que cria o chamado “PAC da segurança” será apenas discutido nesta noite. A votação será iniciada na sessão de amanhã (4). Neste instante, deputados da oposição e da base governista criticam e defendem, respectivamente, a medida provisória.
Na justificativa da MP, o governo diz que, com o Pronasci, pretende dar uma visão humanista ao combate à violência, com um viés mais social e menos policial. O programa busca articular ações de segurança pública com políticas sociais.
O Pronasci prevê investimentos de R$ 6,7 bilhões até 2012. Serão contemplados pelo programa, inicialmente, as 11 regiões metropolitanas mais violentas do país: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Maceió, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.
O Ministério da Justiça pretende incluir o estado de Goiás, por causa da crise da segurança pública no entorno do Distrito Federal. (Fábio Góis)
Temas
Inclusão digital
Deputado propõe programa nacional de inclusão digital para idosos
Direitos estudantis
Deputados querem tornar obrigatória a remuneração de todos os estágios