Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Veja a íntegra da nota da deputada Bernadete ten Caten

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Veja a íntegra da nota da deputada Bernadete ten Caten

Congresso em Foco

2/10/2007 1:24

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

"A respeito da inclusão da Siderúrgica de Marabá S.A (Simara) na 'lista suja' do Trabalho Escravo, elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a Deputada Estadual Bernadete ten Caten (PT/PA) tem a esclarecer o seguinte:

 Que recebeu R$ 4.990,00 de doação da Simara para a realização de sua campanha eleitoral, no ano de 2006, porém, à época, a empresa ainda não figurava na 'lista suja' do Trabalho Escravo do MTE. A referida doação cumpriu todas as exigências legais, atendendo aos critérios de idoneidade, transparência e lisura que requerem o processo eleitoral. Além disso, a doação foi realizada pelo proprietário anterior da Simara, de pré-nome Edivaldo. Hoje a siderúrgica pertence a um grupo Aço Cearense.

Bernadete ressalta, ainda, que tem na Defesa dos Direitos Humanos, em especial o enfrentamento da prática de trabalho análogo à condição de escravo, um pilar da atuação pública exercida por ela há mais de 20 anos na região Sudeste do Pará.

Da mesma forma, a luta pela erradicação do Trabalho Escravo tem norteado o mandato da referida parlamentar, sendo que ela engrossa a defesa pela aprovação do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) nº 438/01, que determina a expropriação das terras em que for constatada a exploração do trabalho escravo. Considerando que, se for aprovado no Congresso Nacional, se constituirá num dos principais instrumentos de combate desse crime no País.

Frente ao debate nacional sobre a constitucionalidade ou não da citada proposição, Bernadete reforça a luta em defesa da proposta, especialmente no Pará, onde a elevada ocorrência do Trabalho Escravo é destaque internacional, com a apresentação do PEC nº 09/07, que altera o artigo 241 da Constituição Estadual também visando a expropriação de áreas em que se verifique a ocorrência de Trabalho Escravo, assim como o plantio de psicotrópicos, em favor da reforma agrária.

 Paralelamente, Bernadete irá compor a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo, na condição de representante da Assembléia Legislativa do Estado. A comissão será criada por meio de decreto da Governadora Ana Júlia Carepa, a ser assinado no próximo dia 20 de outubro, durante o Seminário Estadual para Consolidação do Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo no Pará, em Belém. Vale ressaltar que esse plano foi construído em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT)."

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Quem recebeu dinheiro da "lista suja"

Quem recebeu dinheiro da "lista suja"

Eles dizem que não sabiam

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES