Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Tuma quer análise detalhada do 3° processo de Renan

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Tuma quer análise detalhada do 3° processo de Renan

Congresso em Foco

1/10/2007 | Atualizado às 14:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O senador Romeu Tuma (DEM-SP), corregedor do Senado, anunciou hoje (1º) que vai propor a criação de um grupo de investigação dentro do Conselho de Ética para investigar a denúncia contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que trata da utilização de laranjas pelo peemedebista para a compra de empresas de comunicação em Alagoas.

Renan já foi absolvido da acusação de ter despesas pessoais pagas por um lobista. Ele ainda responde a três processos no Conselho de Ética do Senado.

Na segunda representação, Renan é acusado de ter favorecido uma cervejaria com dívidas no INSS; na terceira, ele é acusado de usar laranjas para comprar empresas de comunicação em Alagoas; e na quarta, o senador alagoano é acusado de ser beneficiário de um suposto esquema de desvio de verbas de ministérios controlados pelo PMDB. Renan nega todas as acusações.

Tuma pretende ouvir o usineiro João Lyra, desafeto político de Renan, que teria sido sócio do peemedebista na compra de empresas de comunicação alagoanas, e Tito Uchôa, primo do senador, que teria sido o principal "laranja" de Renan nas compras.

Em depoimento ao corregedor do Senado, Lyra confirmou as acusações contra Renan. Tuma não descartou a realização de uma acareação entre Lyra e Renan Calheiros.

O presidente do Conselho de Ética do Senado, Leomar Quinatnilha (PMDB-TO), encomendou um parecer à consultoria jurídica do Senado para saber se é possível unir a terceira e a quarta representação contra Renan em um único processo. A decisão deve sair ainda nesta tarde.

Reunião do Conselho de Ética

O Conselho de Ética se reúne amanhã para analisar a segunda representação contra Renan. O relator do processo, senador João Pedro (PT-AM), deve pedir que o processo seja paralisado até que as investigações contra um irmão de Renan, o deputado federal Olavo Calheiros (PMDB-AL), sejam concluídas na Câmara.

Renan teria feito tráfico de influência com a cervejaria Schincariol após a empresa ter comprado uma fábrica de Olavo Calheiros por um valor que seria acima do valor de marcado. (Rodolfo Torres)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Lula promete mais dez universidades federais até 2010

Manchetes de hoje - 1ºout07

Prêmio: Beto e Péres assumem novas colocações

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES