Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. "Terceira via" pressiona por fim do voto secreto

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

"Terceira via" pressiona por fim do voto secreto

Congresso em Foco

17/9/2007 19:01

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Parlamentares da chamada terceira via se reúnem amanhã (18), às 17h, para pressionar o Congresso a votar a proposta de emenda constitucional (PEC) que acaba com o voto secreto no Legislativo.

O apelo do movimento, que tem o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), ganhou força depois que, em sessão secreta, os senadores absolveram, na quarta-passada (12), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de um processo por quebra de decoro.

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), um dos deputados que acompanharam o julgamento de Renan graças a liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), considera fundamental que a sociedade saiba o posicionamento de cada parlamentar. “O fim do voto secreto aumenta a transparência e, por conseqüência, aumenta a democracia”, disse Gabeira, que é um dos coordenadores do movimento.

Paralisia

Há um ano, o Plenário da Câmara aprovou, em primeiro turno, uma proposta de emenda constitucional que abolia o voto secreto. O texto não foi encaminhado até hoje para o Senado porque ainda precisa ser apreciado, em segundo turno, pelos deputados.

No Senado, também tramita uma PEC que trata do assunto. Na semana passada, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Marco Maciel (DEM-PE), designou o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) como relator da proposta.

Em 2003, os senadores rejeitaram, no plenário, uma PEC do senador Tião Viana (PT-AC) que propunha o fim do voto secreto no Congresso. Na ocasião, o texto foi derrubado, com a participação decisiva de tucanos e pefelistas. Passados quatro anos, senadores do PSDB e do DEM (antigo PFL) pressionam pelo voto aberto, alegando que mudaram de idéia. (Camilla Shinoda)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Quem melhor representa a população no Congresso?

Pedido de extradição de Cacciola já foi encaminhado

CPI quer criar comissão para tratar de acidentes aéros

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES