Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
17/9/2007 | Atualizado às 16:55
O senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), presidente do Conselho de Ética do Senado, marcou para a próxima quarta-feira (19), às 10h, a votação do parecer que trata da segunda representação contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL).
Nesse processo, Renan é acusado de favorecer uma cervejaria junto ao INSS e à Receita Federal, após a empresa ter comprado, por um valor que seria acima do preço de mercado, uma fábrica de seu irmão, o deputado federal Olavo Calheiros (PMDB-AL).
O senador João Pedro (PT-AM), relator do parecer, não adiantou qual será o seu voto. No entanto, a tendência é de que o voto dele seja pelo arquivamento do processo. O petista não solicitou novos documentos, nem o depoimento de testemunhas para elaborar o documento.
João Pedro afirmou hoje que está finalizando o seu parecer e que não vai admitir influências em sua decisão. Ele também considera que é necessário separar as denúncias contra Renan. Na semana passada, Renan foi absolvido pelo plenário do Senado da acusação de ter despesas pessoais pagas por um lobista. O senador alagoano ainda responde a um terceiro processo no Conselho de Ética, que o acusa de ter usado laranjas para comprar empresas de comunicação em Alagoas.
Relatório ágil
O presidente do Conselho de Ética considera que o relatório de João Pedro será “mais simples” do que aquele elaborado pelos senadores Renato Casagrande (PSB-ES) e Marisa Serrano (PSDB-MS), que pedia a cassação do mandato de Renan.
No entanto, Quintanilha ressaltou que só tomará conhecimento do parecer “durante a votação”. Ele também afirmou não temer desgastes caso a representação contra Renan seja arquivada. “Estamos em um processo democrático no Senado”, disse.(Rodolfo Torres)
Leia também
Votação do parecer contra Renan pode ser secreta
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime
Proteção Internacional
Câmara vai ouvir Lewandowski sobre asilo à ex-primeira-dama do Peru