Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Quintanilha anuncia voto secreto

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Quintanilha anuncia voto secreto

Congresso em Foco

30/8/2007 | Atualizado às 18:32

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O presidente do Conselho de Ética, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), anunciou, no início da noite de hoje (30), que será secreta a votação do relatório pela cassação do senador Renan Calheiros (PMD-AL). Os parlamentares ainda não se manifestaram sobre o assunto.
 
Sigilosa ou aberta, a votação do relatório de Marisa Serrano (PSDB-MS) e Renato Casagrande (PSB-ES) acontecerá apenas na semana que vem. Isso porque dois senadores aliados de Renan, Wellington Salgado (PMDB-MG) e Gilvam Borges (PMDB-AP), pediram vista do processo.
 
O prazo para analisar o documento é de cinco dias úteis, segundo Gilvam. Nesse meio tempo, a defesa de Renan fará uma consulta ao Supremo Tribunal Federal para saber se a votação do parecer deve ser aberta ou fechada. “Não podemos ficar ao sabor do oba-oba da oposição”, criticou Gilvam. Ele disse não ter problemas com voto aberto, mas que a oposição e a “grande mídia” defendem o fim do sigilo na votação para constranger os parlamentares perante a população.
 
Salgado justificou o pedido de vista porque, segundo ele, ouviu um relatório pela cassação com mais de 70 páginas e que citava suspeitas de ligação entre a construtora Gautama e Renan. Isso o obrigaria a tomar maior conhecimento dos fatos antes de decidir seu voto. Na verdade, o relatório apenas inocenta Renan da acusação de se envolver com a empreiteira de Zuleido Veras, preso na Operação Navalha.
 
Legitimidade
 
Para o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), os pedidos de vista criam um clima “desfavorável” no Senado. “Nem toda lei é legítima, mas tem de ser respeitada”, afirmou o tucano ao ressaltar o direto regimental de Salgado e Gilvam de pedirem prazo. O tucano afirmou que o prolongamento do processo provoca “mais sangria” ao Senado e avaliou que o adiamento do processo é um erro de estratégia dos aliados de Renan.
 
Gilvam defende que, caso o Conselho rejeite o parecer pela cassação de Renan, a matéria não precisará ser apreciada pelo plenário do Senado – ao contrário do que acontece na Câmara. Aliado do presidente da Casa, Gilvam comparou Renan a Rocky Balboa, personagem de Silvester Stallone, na série de filmes sobre a história de um boxeador obstinado. “Renan apanha dia e noite.” (Rodolfo Torres)
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Relatório dá 8 motivos para cassar Renan

Advogado diz que Renan sofreu "massacre"

Primo de Collor toma posse

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DO CONSUMIDOR

Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos

2

CPMI DO INSS

Presidente da Confederação de Pescadores é preso na CPMI do INSS

3

SENADO FEDERAL

Fabiano Contarato será o presidente da CPI do Crime Organizado

4

INTERNACIONAL

Presidente do México sofre assédio sexual durante evento público

5

Imposto de Renda

Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES