Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
3/8/2007 | Atualizado às 20:36
Durante a cerimônia de lançamento do PAC Saneamento e Urbanização em 12 estados (Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima, Tocantins, Espírito Santo, Goiás, Pará, Maranhão, Alagoas e Santa Catarina ) e no Distrito Federal, realizado no Palácio do Planalto, o presidente Lula comentou os dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a produção industrial brasileira.
De acordo com o IBGE, a produção industrial registrou aumento de 1,2% entre maio e junho deste ano. Este foi o nono aumento consecutivo, acumulando 6,8% de crescimento entre setembro de 2006 e junho de 2007. (leia mais)
“Os dados do IBGE estão mostrando que o crescimento não é tanto quanto eu gostaria, mas não é como os pessimistas diziam, aqueles de plantão que ficam dizendo: ‘não vai acontecer’”, disse Lula.
Segundo o presidente, o PAC vai ajudar a acelerar a economia “quando entrarem as obras de infra-estrutura na área de transportes, vai ser uma coisa extremamente importante, além do que a Caixa Econômica vem fazendo, à parte, com a habitação”.
Investimentos
Lula destacou que o governo investirá entre 328 e 348 milhões de reais para levar esgotamento sanitário e água potável para 90% das comunidades indígenas brasileiras e mais 200 milhões para levar esgotamento sanitário e água potável aos quilombos organizados.
O presidente também afirmou que R$ 3,4 bilhões do PAC/Funasa serão investidos nas cidades com até 50 mil habitantes “levando em conta o alto índice de mortalidade infantil, levando em conta as cidades do Norte que tenham maior incidência de malária e levando em conta, no Nordeste, as cidades que tenham maior incidência de doença de Chagas”.
O petista aproveitou a oportunidade e fez um pedido à “nossa gloriosa imprensa” para registrar que “o critério de distribuição dos recursos foi eminentemente técnico e comprometido com os principais problemas de cada cidade”.
Para Lula, o PAC permitiu a construção de “uma nova engenharia na liberação de recursos” no país unindo governo federal, estadual e prefeitura. (Rodolfo Torres)
Confira a íntegra do discurso de Lula
Leia também
Tião Viana: Lula lançará PAC da Amazônia
O senador Tião Viana (PT-AC) disse hoje (3), no plenário no Senado, que o presidente Lula vai lançar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Amazônia. A informação, segundo o senador, foi repassada pelo presidente da República em reunião com governadores da região, parlamentares e outros representantes do setor público.
O senador elogiou a iniciativa, mas não precisou o total de recursos destinados para a sua região e só informou que o setor de infra-estrutura será um dos beneficiados. A medida poderá, segundo o senador petista, contribuir para mudar a distribuição da renda nacional, que atualmente está concentrada na Região Sudeste. (Lúcio Lambranho)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil