Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CGU: prevenção é o melhor combate à corrupção

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CGU: prevenção é o melhor combate à corrupção

Congresso em Foco

9/12/2010 13:30

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Renata Camargo

No Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado nesta quinta-feira (9), o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, afirmou que o controle preventivo é a principal forma de combate à corrupção. Pela manhã, Hage lançou o cadastro Empresa Pró-Ética, no qual empresas privadas podem se cadastrar numa lista de "empresas limpas".

"A ênfase é na prevenção e na correção antecipada das irregularidades. Mas, quando constatamos ilícitos já consumados, temos que atuar na responsabilização dos envolvidos, pois esse é o nosso dever legal e constitucional", afirmou em evento em Brasília. No Rio de Janeiro, servidores da CGU promovem hoje uma série de atividades para ensinar os cidadãos a controlarem e fiscalizarem os gastos públicos.

Como exemplo de controle preventivo, o ministro citou o trabalho que está sendo feito, em parceria com o Ministério Público, para acompanhar os investimentos da Copa do Mundo de 2014. "O traço mais marcante dos avanços conquistados foi a integração das instituições responsáveis pela defesa do Estado, que hoje atuam de forma articulada, reunindo setores de todos os Poderes, para enfrentar o problema", afirmou.

No evento nesta manhã, Hage falou também sobre as denúncias de desvios de verbas do orçamento, por meio de emendas parlamentares, que fizeram com que o relator-geral do Orçamento Gim Argello (PTB-DF) renunciasse. Para o ministro da CGU, o problema de desvios no orçamento "não são só as licitações". "Tanto que, por isso na LDO de 2011, estão proibidas as emendas para entidades privadas para promover festas ou eventos", justificou o ministro, se referindo à Lei de Diretrizes Orçamentárias. Mas, como mostrou o Congresso em Foco, parlamentares têm driblado a restrição da LDO.

No próximo domingo (12), em Brasília, será realizada a 1ª Corrida Venceremos a Corrupção. Organizada por entidades da sociedade civil, a corrida será o primeiro evento de uma série de ações que serão feitas a partir do próximo ano, para tentar banir essa prática da política brasileira. A corrida começa às 9h, na Esplanada dos Ministérios. O evento é aberto ao público.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REVIRAVOLTA NO SENADO

CCJ aprova fim da reeleição com redução do mandato de senador

2

APOSTAS ONLINE

Saiba quem é o padre Patrick Fernandes, que depõe na CPI das Bets

3

DÍVIDA PÚBLICA

Forças Armadas rejeitam uso de superávits militares para abater dívida

4

ASSISTA AO VÍDEO

"Ela fez pipi": deputado leva bebê "esborne" para discurso na Câmara

5

SENADO

PEC da reeleição: entenda a reviravolta que reduziu mandato de senador

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES