Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. TSE: 232 pessoas foram presas; resultados só às 19h

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

TSE: 232 pessoas foram presas; resultados só às 19h

Congresso em Foco

31/10/2010 17:55

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fábio Góis

Em entrevista coletiva concedida há pouco, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, informou que 390 ocorrências policiais foram registradas Brasil afora até as 16h30 deste domingo (31) - a maioria por delito de boca de urna. Destas, 232 terminaram em prisão, e 158 foram resolvidas pelas autoridades no local dos acontecimentos.

As primeiras parciais só começarão a ser divulgadas às 19h, devido à diferença de fuso horário entre os estados e o horário de verão, elementos que em alguns casos implicam duas horas de defasagem em relação ao horário oficial de Brasília. Participaram da reunião o procurador-geral da República, Roberto Gurgel; os ministros Henrique Neves, Joelson Dias e Arnaldo Versiani; e o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Mozart Valadares.

O ministro fez menção aos episódios "curiosos" que foram verificados em estados como Pernambuco e Goiás, em que zona eleitoral foi roubada, mesária chegou bêbada para trabalhar e mulher foi detida por querer votar antes das 8h - casos por ele classificados como "incidentes sem maior relevância". Das 420 mil urnas distribuídas em todo o país, 1452 (0,36%) apresentaram problemas técnicos. "Índice pequeníssimo", disse o magistrado.

TSE: 77 pessoas presas; mesária bêbada é detida 

Segundo Lewandowski, das Forças Armadas presta apoio logístico a 116 municípios brasileiros. "Isso foi absolutamente essencial para o funcionamento da eleição, que está transcorrendo normalmente", festejou, lembrando que a votação de brasileiros no exterior já foi concluída. As eleições foram realizadas em 84 cidades de 63 países.

Lewandowski falou também sobre os gastos totais com as eleições (1o e 2o turnos), estimados em R$ 480 milhões. "Um custo barato para termos uma democracia funcionando em nosso país, e com esse grau de eficiência."

TSE: eleição custa R$ 480 milhões aos cofres públicos

Por fim, o ministro lamentou as intempéries climáticas que atingiram estados como Mato Grosso e Rio Grande do Sul, em que chuvas intensas provocaram problemas de acesso e iluminação em seções eleitorais. A situação mais grave, segundo a assessoria do tribunal, foi verificada em Pelotas. "Uns entendem que houve até ciclone no Rio Grande do Sul, e a cidade mais afetada foi Pelotas", destacou Lewandowski.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Ibope aponta eleição de Agnelo Queiroz no DF

Ibope dá empate técnico entre Marconi e Iris em Goiás

Chefe de comunicação goiana é preso por boca de urna

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DA ADVOCACIA

OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios

2

AGENDA DO SENADO

Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais

3

TENTATIVA DE GOLPE

STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação

4

A revolução dos bichos

Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"

5

AGENDA DA CÂMARA

Semana na Câmara tem pauta voltada à segurança pública e COP30

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES