Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. TRE-DF deixa Weslian Roriz sem programa

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

TRE-DF deixa Weslian Roriz sem programa

Congresso em Foco

29/10/2010 21:35

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

No último dia da propaganda eleitoral gratuita, uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) acabou com o programa da candidata ao governo Weslian Roriz (PSC). Por determinação do desembargador Moreira Alves, foram concedidos dois direitos de resposta, com duração total de 17 minutos e 31 segundos por conta de denúncias sobre o desvio de dinheiro do Ministério do Esporte, na época em que a pasta era comandada pelo hoje candidato Agnelo Queiroz (PT). Desta maneira, como o programa tem a duração de dez minutos, Weslian não pode dar uma mensagem final aos seus eleitores.

De acordo com o TRE-DF, a primeira representação questionou propaganda veiculada em 22 de outubro, às 20h30, na televisão, e às 7h, do dia 23, no rádio. O programa trouxe depoimento de Michael Alexandre Vieira da Silva, sobre os repasses de verbas para o programa "Segundo Tempo", no período em que o candidato da Coligação Novo Caminho, Agnelo Queiroz, era o titular da pasta. A segunda representação trata do mesmo caso. Porém, as peças foram transmitidas ao meio dia do dia 23, no rádio, e às 13h na televisão. Para o desembargador, o uso do depoimento de Michael Vieira da Silva, testemunha da Operação Shaolin, caracterizou "excesso".

"Trata-se de depoimento gravado para fins de propaganda eleitoral, sem que se diga que é reprodução de matéria jornalística ou de testemunho prestado no âmbito de processo oficial, capaz de lhe dar um suporte concreto de sustentação, caracterizando excesso, por transpor o âmbito da simples crítica política", disse o magistrado na decisão. Para ele, a veiculação do depoimento ataca a honra de Agnelo Queiroz.

O desembargador ressaltou que a própria testemunha chegou a declarar, em 2008, que não fez qualquer tipo de declaração para incriminar o petista. "Não se pode realmente afirmar que seu teor seja verdadeiro ou falso, e não é aqui o foro próprio para tal espécie de avaliação. Mas o que é certo é que investe ele contra a honra do candidato Agnelo Queiroz", afirmou. Moreira Alves.

Assim, Agnelo pode utilizar todo o seu espaço de propaganda e também o espaço de Weslian. Na resposta, Agnelo mostrou um filme em que alega que documento usado contra ele pela campaha da adversário é falso, e que uma testemunha usada teria negociado seu depoimento com um advogado ligado a Roriz.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2010

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

Prêmio Congresso em Foco ultrapassa 50 mil votos

Governistas podem tomar dois estados da oposição

TSE concede direito de resposta a Serra no Twitter

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Câmara dos Deputados

Comissão debate isenção de registro para professor de educação física

2

EDUCAÇÃO

Câmara aprova PEC que permite acúmulo de cargos por professores

3

ECONOMIA

Congresso aprova efeito permanente da isenção do Imposto de Renda

4

PLENÁRIO

Câmara aprova MP do setor elétrico; veja principais mudanças

5

Atualização Fiscal

Câmara aprova projeto que atualiza valores de bens no Imposto de Renda

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES