Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
18/6/2010 21:10
Fábio Góis
O presidente Lula uniu-se ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e a toda a comunidade literária mundial em pesar pela morte do escritor português José Saramago. Aos 87 anos, o autor do polêmico O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991) morreu na manhã desta sexta-feira (18), na Espanha.
Em nota de pesar divulgada há pouco, Lula declara que Saramago - único escritor de língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1998 - registra seu mais determinante ponto final na condição de "um dos maiores nomes da literatura mundial", e responsável pelo "engrandecimento do nosso idioma".
Confira a nota de pesar assinada pelo presidente Lula:
"José Saramago contribuiu de maneira decisiva para valorizar a língua portuguesa. De origem humilde, tornou-se autodidata e se projetou como um dos maiores nomes da literatura mundial. Recebeu o Prêmio Camões, distinção máxima conferida a escritores de língua portuguesa, e o Prêmio Nobel de Literatura. Nós, da comunidade lusófona, temos muito orgulho do que o seu talento fez pelo engrandecimento do nosso idioma. Intelectual respeitado em todo o mundo, Saramago nunca esqueceu suas origens, tornando-se militante das causas sociais e da liberdade por toda a vida. Neste momento de dor, quero me solidarizar, em nome dos brasileiros, com toda a nação portuguesa pela perda de seu filho ilustre.
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil"
Temas
Câmara dos Deputados
Fim da escala 6x1 será votada no início de 2026, prevê Hugo Motta
OPERAÇÃO GALHO FRACO
PF apreende R$ 430 mil em dinheiro no flat de Sóstenes; veja vídeo