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Congresso em Foco
12/4/2010 13:34
Thomaz Pires
A candidata petista ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, resolveu usar o microblog Twitter para apimentar a disputa com o candidato tucano José Serra, que lançou sua candidatura neste fim de semana. Em uma das mensagens postadas em seu perfil nesta segunda-feira (12), Dilma rebateu interpretação de que ela criticava os que se exliaram do Brasil na ditadura militar, como Serra, ao dizer em entrevista, referindo-se à sua opção de optar pela luta armada no combate à ditadura militar, que não fugia da luta.
"De onde tiraram que fugir da luta é se exilar? O exílio significou a diferença entre a vida e a morte para os exilados brasileiros".
De fato, na frase dita por Dilma, não há qualquer referência ao exílio, que
não foi exatamente uma opção para a grande maioria dos que foram para o
exterior. Como a própria Dilma lembra em seu post no twitter, ter permanecido no
Brasil, para muitos dos nomes mais destacados da esquerda brasileira naquele
momento, signficaria a morte.
A polêmica foi originada no último sábado
(10), quando a candidata petista declarou durante um evento político que
não tinha medo da luta e não fugia. A declaração foi encarada como uma crítica
velada ao pré-candidato José Serra (PSDB), que partiu para o exílio político no
Chile na época da ditadura. Mesmo com o clima eleitoral, Dilma negou que tenha
feito a provocações ao tucano.
Novata no twitter, Dilma postou o primeiro comentário em seu perfil neste fim de semana. Ao todo, até o fim desta manhã, a petista havia postado dez mensagens. Na primeira delas, a candidata saudou seus eleitores. "Bom dia, boa tarde, boa noite p/ quem me lê em qualquer lugar do mundo. Começo hoje minha aventura no twitter. Quero aprender c/ vcs". Dilma possui até o momento 12.353 seguidores contra mais de 100 mil do candidato José Serra.
Um dos encarregados da campanha digital da ex-ministra é o antigo coordenador geral da Associação de Software Livre, Marcelo Branco. Ele estará acompanhado de Scott Godstein, que coordenou a campanha eleitoral de Barack Obama, para ajudar nas estratégias de marketing político digital na internet.
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