Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
4/2/2010 13:27
Renata Camargo
O presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB-AP), promulgou nesta quinta-feira (4) a PEC da Alimentação, que inclui o acesso à alimentação como um dos direitos sociais previstos na Constituição. O Congresso promulgou também a proposta de emenda à Constituição que prevê o piso salarial para agentes comunitários de saúde.
"Elas têm uma relevância extraordinária, porque isso significa uma determinação a toda e qualquer política governamental, seja do Executivo seja do Legislativo, no sentido de garantir a alimentação de todos os brasileiros", disse Sarney.
Na Constituição atual, estão previsto os direitos sociais como a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e a assistência aos desamparados. Segundo o relator da PEC da alimentação na comissão especial, deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), "a inclusão atende a tratados internacionais de ações de combate à fome e à miséria".
Leia a íntegra da PEC da Alimentação
A outra emenda promulgada prevê a definição, por meio de lei federal, do piso salarial dos agentes de saúde e o estabelecimento de diretrizes para os planos de carreira - cuja formulação ficará a cargo de estados e municípios. Ainda de acordo com a matéria, estados e municípios devem reservar ao pagamento dos agentes de saúde a totalidade dos recursos repassados pelo governo federal às prefeituras.
Leia a íntegra da PEC da Saúde
Leia também:
Câmara aprova PEC dos Agentes da Saúde em Segundo Turno
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos
Relações exteriores
Senado dos EUA aprova projeto que derruba tarifa contra o Brasil