Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Deputado do dinheiro na meia volta ao comando da CLDF

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Deputado do dinheiro na meia volta ao comando da CLDF

Congresso em Foco

30/12/2009 19:20

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

O deputado distrital Leonardo Prudente (sem partido) voltou nesta quarta-feira (30) à presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Ele, que foi flagrado em gravação de vídeo colocando dinheiro de propina nas meias, estava afastado do cargo desde 1º de dezembro, quando apresentou uma licença médica de 60 dias. Contrariando o tempo previsto inicialmente, Prudente voltou à presidência de acordo com ato publicado no Diário Oficial da CLDF de hoje.

Prudente é um dos apontados no inquérito 650DF, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), como beneficiado por um esquema de propina envolvendo membros do Executivo e do Legislativo no que ficou conhecido como mensalão do governador José Roberto Arruda (sem partido). O dinheiro, segundo depoimento do ex-secretário de Relações Institucionais do governo do DF Durval Barbosa, era para usado para os distritais votarem favoravelmente matérias de interesse do Executivo.

Apesar de envolvido nas denúncias, Prudente vai comandar a Câmara a partir de 11 de janeiro, quando os distritais voltam do recesso para analisar os processos por crime de responsabilidade contra Arruda e instalar a CPI da Corrupção. A partir de fevereiro, voltam a correr os prazos para apresentação de defesa dos oito deputados citados por quebra de decoro parlamentar. Entre eles, o próprio presidente da CLDF.

Em nota divulgada no início da noite de hoje, a líder do PT na CLDF, deputada Erika Kokay, disse ser contrária ao retorno de Prudente à presidência da Casa. "Sem nenhum pré-julgamento, defendemos que Leonardo Prudente continue afastado da presidência da Câmara Legislativa, até o término de todas as etapas relacionadas ao processo de quebra de decoro parlamentar em que é investigado", afirma a deputada.

Para a petista, "é muito constrangedor para o Poder Legislativo e inexplicável para a sociedade ter à frente desta Casa um presidente envolvido em denúncias gravíssimas que estão sendo objeto de apuração, isso pode contaminar todo o processo legislativo". Erika aponta que é "injustificável" que Prudente reassuma o cargo antes do término dos 60 dias de licença. "Ele resolveu retornar e tomou uma decisão unilateral, em pleno recesso parlamentar, quando as atividades da Câmara estão suspensas", criticou.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Operação Caixa de Pandora

Temas

Reportagem Corrupção

LEIA MAIS

COMPRA DE VOTOS

Presidente da CBF, deputada e marido são alvos de operação da PF

OPERAÇÃO OVERCLEAN

PF investiga desvios de emendas parlamentares na Bahia

CORRUPÇÃO

Acordos de leniência já devolveram R$ 10 bilhões aos cofres públicos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Regularização Fundiária

Câmara aprova prorrogação do prazo para regularizar imóveis rurais

2

MEMÓRIAS DA DITADURA

46 anos da Lei da Anistia: sessão do Congresso teve vaias e socos

3

JUDICIÁRIO

Anistia a réus de 8 de janeiro tende a ser derrubada no STF, entenda

4

VÍDEO

Rubinho Nunes ameaça dar voz de prisão a youtuber durante CPI

5

Judiciário

Suspensão de leis estaduais e planos de saúde estão na pauta do STF

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES