Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
21/5/2009 19:06
Fábio Góis
Em visita ao Congresso nesta quinta-feira (21), o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), disse que está descartada a possibilidade de ser candidato a vice em uma chapa com o governador de São Paulo, José Serra, para as eleições presidenciais do próximo ano. "Isto é falácia. Não houve e não haverá este acordo". Segundo Aécio, a hipótese da chamada chapa "puro sangue" está em descompasso com as características "pluripartidárias" de um país como o Brasil.
"É um equívoco uma partido achar que pode montar uma chapa puro sangue e vencer as eleições num país tão pluripartidário", observou o tucano, que deve disputar prévias partidárias com José Serra para saber quem será o candidato do PSDB à sucessão do presidente Lula.
Defendendo a adoção de uma agenda pré-eleitoral mais moderada em relação ao governo petista, de maneira a evitar um discurso "anti-Lula". "Defendo um discurso pós-Lula", destacou, lembrando a importância de o PSDB se aliar ao partido com maior representação, tanto no Congresso quanto nos estados e municípios. "O PMDB é fundamental para a governabilidade e pode ser decisivo para as eleições."
Para Aécio, os partidos da base de sustentação ao governo no Parlamento não necessariamente comporão a chapa do PT na campanha presidencial. "O presidente Lula é maior do que o PT."
A respeito da reforma política à espera de deliberação na Câmara, Aécio disse apoiar a aprovação dos projetos que definem voto em lista fechada e financiamento público de campanha, e classificou como "anacrônico" o sistema eleitoral brasileiro vigente. Aécio disse ainda que, caso não haja entendimento acerca das matérias já para validade das normas em 2010, a saída seria aplicá-las nas eleições municipais de 2012.
O político tucano está em Brasília para acertar com o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), detalhes para a cooperação em projetos do setor energético.
Tags
Temas
PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília
PEC da Blindagem
Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição
LEI MARIA DA PENHA
Projeto quer frear uso do Pix em ameaças a mulheres vítimas de abuso