Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Oposição quer investigar sobre encarte que promove Dilma

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Oposição quer investigar sobre encarte que promove Dilma

Congresso em Foco

6/2/2009 17:14

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Líderes da oposição no Congresso defenderam nesta sexta-feira (6) que o Conselho de Ética do Poder Executivo investigue a utilização de dinheiro público para a publicação de uma reportagem na revista norte-americana Foreign Affairs. Parlamentares oposicionistas alegam que o governo patrocinou matéria paga e usou o espaço para promover “autoridades da República”.

As críticas recaem, sobretudo, à “promoção da figura” da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, anunciada como candidata de Lula na sucessão presidencial de 2010, colocada como uma das estrelas do encarte de dez páginas, publicado na edição dos meses de janeiro e fevereiro. Em linhas gerais, o texto exalta a política econômica brasileira e elogiava a conduta do presidente Lula e seus aliados.

“O governo está fazendo matéria paga para promover autoridades da República. Queremos que o Conselho abra investigação para analisar se houve louvação paga. A matéria faz a promoção de autoridades, dizendo ‘ah, o país está crescendo e fulano de tal é maravilhoso’. É preciso apurar responsabilidades”, disse ao Congresso em Foco o líder do DEM no Senado, José Agripino (RN).

A promoção da imagem de autoridades públicas em peças publicitárias é proibida pelo parágrafo 1° do artigo 37 da Constituição Federal. O dispositivo diz que “a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.

Em defesa, a assessoria do Palácio do Planalto alegou que o encarte é um suplemento jornalístico que foge do formato de peça publicitária. Sob o título geral de Brasil, um gigante acorda, o encarte traz várias matérias sobre economia, cultura e turismo brasileiro. A reportagem teria sido financiada pela Embratur, Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e por empresas privadas nacionais e estrangeiras. (Renata Camargo)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

STJ suspende ajuda de custo e transporte para procuradores

Lula se emociona em enterro de Adão Pretto em Porto Alegre

Edmar Moreira é o campeão de gastos com segurança

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

RESOLUÇÃO DERRUBADA

Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças

2

PROTEÇÃO À INFÂNCIA

Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil

3

Tribuna

"Não era nada até ontem, era professora", diz Seif sobre deputada

4

Crime familiar

Ex-deputado Paulo Frateschi morre esfaqueado pelo filho em São Paulo

5

Santa Catarina

Florianópolis cria triagem e dá passagem para migrante sem emprego

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES