Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/11/2008 | Atualizado às 20:17
O presidente Lula analisa mudar as regras do saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para beneficiar as vítimas das enchentes no estado de Santa Catarina. O petista reuniu-se hoje (27) com congressistas catarinenses e solicitou à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos, que analisem as mudanças solictadas pelos parlamentares barrigas-verdes.
Entre as alterações analisadas está a mudança no prazo para retirada do benefício, que seria reduzido de 12 meses para zero. Além disso, o governo estuda ampliar o limite de saque, que atualmente é de R$ 2,6 mil. Uma das propostas é ampliar esse montante para dez salários mínimos.
Nesta sexta-feira (28) haverá uma reunião para tratar exclusivamente do tema. Além de Dilma e Maria Fernanda, devem comparecer ao encontro os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Carlos Lupi (Trabalho).
Ao Congresso em Foco, o senador catarinense Raimundo Colombo (DEM) classificou a medida como positiva. O parlamentar lembrou que não é a primeira vez que o governo agiliza a retirada do FGTS em prol das vítimas de enchentes em seu estado. “É uma praxe. O município decreta calamidade e o governo libera o FGTS”, explica.
Colombo lembrou que na enchente de 1984 em Santa Catarina, quando ele era secretário de Estado, ocorreu o mesmo procedimento por parte do governo federal. “É uma coisa importante”, resumiu. O Congresso em Foco não conseguiu localizar a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), que participou da reunião da bancada catarinense com Lula. (Rodolfo Torres)
Leia também
Temas
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares
IMUNIDADE PARLAMENTAR