Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Líder do PMDB aposta na votação de PEC das MPs

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Líder do PMDB aposta na votação de PEC das MPs

Congresso em Foco

17/11/2008 | Atualizado às 20:43

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), afirmou nesta segunda-feira (17) que a proposta de emenda à Constituição que altera o rito das medidas provisórias (MPs) deve ser analisada ainda nesta semana. “Essa é uma prioridade”, afirmou o peemedebista ao Congresso em Foco.

Ainda de acordo com a análise do deputado potiguar, a matéria deverá ser aprovada em primeiro turno nesta semana, tendo em vista que a pauta da Casa está destrancada. Para ser aprovada, uma PEC necessita ser votada em dois turnos, na Câmara e no Senado, e contar, no mínimo, com a adesão de 3/5 dos parlamentares em cada Casa.

Essa PEC é tratada como item prioritário pelo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), que chegou a criticar publicamente o governo pela edição indiscriminada de MPs. Outro defensor da PEC é o presidente do Congresso, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), que recentemente criticou o presidente Lula pelo excesso de MPs durante cerimônia no Senado. (leia mais)

Entre as alterações previstas na PEC, estão o fim do trancamento da pauta das Casas legislativas após 45 dias, e a análise obrigatória das medidas provisórias pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e do Senado. Os colegiados analisarão se as MPs são relevantes e urgentes, condições determinadas pela Constituição brasileira para a utilização desse instrumento.

Reunião de pauta

Amanhã, líderes partidários terão uma reunião com Chinaglia para definir a pauta de votações da semana. Contudo, a obstrução anunciada pelo DEM pode interferir na produtividade da Casa.

O partido oposicionista reivindica a vaga do deputado Walter Brito Neto (PB), que trocou o DEM pelo PRB após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou que o mandato pertence ao partido. Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decisão da corte eleitoral sobre a fidelidade partidária. (leia mais)

“O DEM entra em obstrução total até que o presidente da Câmara faça cumprir a decisão do TSE. Isso é uma questão constitucional e a Câmara está diminuída diante de tal decisão judicial. Esperamos que o presidente cumpra a decisão, para acabar com esse mal-estar”, destacou na semana passada o deputado Paulo Bornhausen (SC), vice-líder do DEM.

CSS

Ao Congresso em Foco, o líder do PR, Luciano Castro (RR), reafirmou que vai propor a votação do último destaque da proposta que cria a Contribuição Social para a Saúde (CSS). Apresentado pela oposição, o destaque acaba com a base de cálculo do tributo. Ou seja, se aprovado o destaque, a cobrança do imposto estaria inviabilizada. (leia mais)

Criada para substituir a extinta Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), a CSS será destinada exclusivamente para a saúde e, caso aprovada pelo Congresso, deverá render cerca de R$ 11 bilhões ao governo em 2009. (Rodolfo Torres)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

A política na roda do samba

Reforma tributária será votada nesta semana, diz Mabel

Reforma tributária será votada nesta semana, diz Mabel

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES