Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
22/10/2008 | Atualizado às 10:53
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) teve acesso nesta terça-feira (21) aos dados técnicos da lista dos 100 maiores desmatadores do país apresentada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em setembro. Após divulgar o ranking dos grandes “inimigos” do meio ambiente, em que os assentamentos do Incra se colocavam nas seis primeiras posições da lista, o MMA teve que rever seu posicionamento e retirar o órgão federal do documento.
Em nota divulgada ontem (21), o Incra esclareceu que o entendimento inicial da pasta do Meio Ambiente estaria equivocado. “Existe um acordo entre os ministros Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário, e Carlos Minc, do Meio Ambiente, de que não é razoável comparar o desmatamento em um espaço onde vivem cerca de mil famílias com um espaço onde uma única família desmata, sozinha, milhares de hectares de vegetação”, disse o Incra em nota, que reiterou que eventuais divergências entre os ministérios estão sendo tratadas em “fórum adequado”.
Na semana passada, o ministro Carlos Minc divulgou nova lista, contendo apenas o nome dos 90 maiores desmatadores, entre pessoas físicas e instituições. Por conta do mal-estar provocado pela presença do governo federal entre os que contribuem para a devastação das florestas brasileiras, o MMA eliminou os dez assentamentos de reforma agrária do Incra que constavam na lista. Na mesma linha política, o Ministério do Meio Ambiente, que aplicará multas aos infratores da lista, reverteu essa penalidade do órgão federal para prestação de serviços ecológicos. (Renata Camargo)
Temas
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem