Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. TSE admite falha em divulgação de resultados

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

TSE admite falha em divulgação de resultados

Congresso em Foco

6/10/2008 | Atualizado às 1:08

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

A eleição municipal deste domingo foi marcada por uma série de problemas técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um deles foi a transferência de dados aos veículos de imprensa cadastrados como parceiros na divulgação dos resultados.

Tanto que o Congresso em Foco decidiu tirar do ar o link com o TSE para a divulgação em tempo real dos resultados das eleições. O sistema, que apresentou lentidão e muitas falhas na transferência de dados desde as 17h, chegou a sair do ar às 18h17, só voltando a funcionar – ainda com problemas – às 19h30.

O secretário de Tecnologia e Informação do TSE, Giuseppe Dutra, disse que ainda não sabe o que ocasionou o problema de transferência de dados. E que somente durante a semana a equipe técnica do tribunal saberá qual foi o motivo da falha. Mas reconheceu que o sistema não resistiu ao elevado número de visitantes que acessaram, direta ou indiretamente, o site do TSE.

O próprio site do TSE esteve fora do ar e com navegação lenta por vários momentos. O secretário de Tecnologia e Informação afirmou que o tribunal estimou em 3 mil acessos simultâneos a audiência durante as eleições. Mas esse número chegou a 5 mil. "Nós quadruplicamos o nosso potencial, mas a estimativa foi superada", explicou.

Também houve problema na contagem dos votos da cidade de São Paulo. No momento da transmissão dos relatórios das urnas, o sistema do tribunal ficou sobrecarregado. Eles entraram com uma velocidade além da esperada. Dessa maneira, os eleitores paulistanos não conseguiam acompanhar os resultados pela internet (leia mais).

Até as urnas eletrônicas deram problema. Em Goiânia, cerca de 60 tiveram incompatibilidade com a impressora dos votos (leia mais). Elas eram de um modelo mais antigo, de 1998. Isso atrasou a votação na capital goiana, que só terminou à noite. O mesmo aconteceu em Recife. As duas maiores seções eleitorais da cidade tiveram problemas e os eleitores precisaram de senhas para votar (leia mais).

 

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Lula terá que repensar Dilma, prevê analista

Município do Maranhão tem eleição cancelada

Eleição em Campos dos Goytacazes (RJ) indefinida

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DA ADVOCACIA

OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios

2

Povos Indígenas

Em aldeia indígena no Pará, Lula promete energia para 4,3 mil famílias

3

TENTATIVA DE GOLPE

STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação

4

AGENDA DA CÂMARA

Semana na Câmara tem pauta voltada à segurança pública e COP30

5

AGENDA DO SENADO

Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES