Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
1/10/2008 | Atualizado às 22:30
Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral(TSE) aprovaram na sessão administrativa de hoje à noite o envio de tropas federais para mais 21 municípios. Agora, o número de cidades que contarão com reforço na segurança pública subiu para 302. O TSE atendeu às solicitações das cortes locais eleitorais dos estados de Alagoas, Maranhão, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Os estados com o maior número de tropas são Pará e Rio Grande do Norte, com 107 municípios cada um. Depois vêm Amazonas (36), Alagoas (19), Maranhão (10), Sergipe (9), Amapá (4), Mato Grosso do Sul (4), Paraíba (3), Tocantins (2) e Piauí (1).
Na cidade do Rio de Janeiro, excepcionalmente, o trabalho das forças federais não se restringe ao dia das eleições. As áreas afetadas por milícias e pelo tráfico de drogas já contam com operações militares periódicas. Cerca de 5 mil militares estão na cidade atuando na segurança. Eles devem ficar até o fim do segundo turno, em 26 de outubro.
Verbas
Até ontem, o TSE repassou R$ 41,6 milhões para o custeio das tropas federais no Rio de Janeiro e em 281 municípios brasileiros onde será necessária a manutenção da ordem e da lei. O valor foi decidido em acordo com o Ministério da Defesa. Após o fim da apuração, as forças armadas devem prestar contas dos gastos nas missões (leia mais).
Para chegar a esse custo, o Ministério da Defesa apresentou ao TSE uma projeção de gastos com a manutenção das tropas nos estados. Com esse valor, os técnicos dos dois órgãos começaram a negociar quanto a corte eleitoral repassaria ao Exército brasileiro. Como ainda existem pedidos a serem examinados pelos ministros do tribunal, a quantia pode aumentar. (Mário Coelho)
Temas