Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/8/2008 | Atualizado às 18:20
Após votar uma série de itens acordados em reunião dos líderes da Câmara, os deputados devem apreciar um projeto que reajusta os salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente, cada um dos 11 ministros recebe R$ 24.500. Pela proposta, eles passariam a receber R$ 25.725.
Caso seja aprovado, o aumento salarial dos ministros do STF poderá trazer consigo o chamado “efeito cascata”, uma vez que é esse o salário que define o teto do funcionalismo público federal. Ou seja, os salários dos Três Poderes também sofreriam o mesmo reajuste.
A proposta foi levada pelo líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). O líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO), apoiou o projeto e destacou: “Tem que ter uma isonomia salarial entre os Poderes”.
A oposição também apoiou a proposta: "Não somos contra a correção para recuperar o poder de compra", disse o deputado José Carlos Aleluia (BA), vice-líder do DEM.
Nepotismo
Os deputados também comentaram a decisão do STF, que proíbe o nepotismo (contratação de parentes) por meio de agentes públicos. Parlamentares da base do governo e da oposição elogiaram a decisão da Suprema Corte. “A decisão do STF é irretocável. Temos que aplaudir e cumprir a decisão”, afirmou Aleluia. Por sua vez, Jovair analisou que é “prematura” a discussão sobre a proposta que cria cotas para parentes de políticos. (Rodolfo Torres)
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime