Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
8/7/2008 10:03
Está na pauta desta manhã da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara um projeto que modifica o Código Penal para descriminalizar o aborto. O presidente do colegiado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que é o relator da proposta, destacou na semana passada que essa votação não pode ser mais adiada.
De acordo com o relatório de Cunha, que pede a rejeição do projeto, a descriminalização “é contrária à precípua finalidade da Lei Maior de proteger a vida”. “Vivemos num estado democrático de direito e, por isso, devemos respeitar a hierarquia dos valores constitucionais, adaptando-se o sistema para uma convivência pacífica e coerente.”
Na semana passada, parlamentares e diversas entidades discutiram o tema na CJJ. A ex-senadora e presidente do Psol, Heloísa Helena, destacou que algumas clínicas privadas “aguardam a legalização para ganhar mais dinheiro com o aborto".
Para o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Pedro Abramovay, a criminalização do aborto no Brasil é “ineficaz” enquanto política pública. "Não há correlação entre criminalização e redução na incidência do aborto”, explicou. (Rodolfo Torres)
Leia também
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil