Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
5/5/2008 11:45
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara vai discutir amanhã (6) as implicações para o Brasil da eleição de Fernando Lugo como novo presidente do Paraguai. O debate deve se voltar principalmente para os termos do Tratado de Itaipu, firmado entre os governos dos dois países em 1973 e alvo de reclamação do presidente eleito.
Lugo defende a revisão do acordo. De acordo com o tratado, a energia gerada pela usina de Itaipu deve ser dividida igualmente entre os dois sócios, mas os paraguaios utilizam apenas cerca de 5% dessa produção. O excedente é então vendido a preço de custo ao Brasil, onde 20% da energia elétrica consumida vêm de Itaipu.
O presidente Lula descarta a possibilidade de revisão do acordo. Mas o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, admite a possibilidade de rever valores.
Foram convidados para participar da audiência pública o diretor-geral brasileiro da usina hidrelétrica Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek; o diretor titular adjunto do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Eduardo de Paula Ribeiro; o diretor-presidente da Rubens Barbosa & Associados, embaixador Rubens Barbosa; e o ex-diretor da Itaipu Binacional Rubens Bueno. A reunião está prevista para as 14h30, no plenário 3 da Câmara. (Edson Sardinha)
Temas
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
IMUNIDADE PARLAMENTAR
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem