Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara cancela exposição com foto de Rogéria

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Câmara cancela exposição com foto de Rogéria

Congresso em Foco

8/11/2007 | Atualizado às 11:21

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A polêmica causada pela foto com nu frontal da travesti Rogéria foi intensificada hoje (8). Durante a noite e sem avisar os responsáveis pela exposição "Heróis", do fotógrafo Luiz Garrido, que havia sido montada ontem no Salão Negro da Câmara, a diretoria-geral da Casa decidiu cancelar a mostra e retirar o material da exposição.  

Em nota explicativa, a Câmara argumenta que a responsável pela mostra, a empresária Karla Osório, não havia apresentado as fotos com antecedência, procedimento apontado como sendo praxe.

"A diretora da Foto Arte [Karla Osório], ao contrário das normas que regem a utilização dos espaços de exposição na Câmara, não apresentou nenhuma fotografia ou material ilustrativo no documento que acompanhava a solicitação do espaço. Dessa forma, não houve condições técnicas de se fazer uma curadoria (seleção das obras) prévia para a adequação da referida exposição naquele salão. Em nenhum momento, a Câmara propôs censurar ou alterar, com tarjas, uma das imagens que apresentava um nu frontal de uma transexual", diz o texto.

Indignada com o que considerou uma "arbitrariedade", a diretora da exposição argumenta que já fez mais de 40 mostras na Câmara e que nunca precisou apresentar as fotografias. "Estão alegando trâmites mentirosos e levianos para justificar a retirada da exposição que foi claramente censurada por preconceito", diz Karla Osório.

A diretora da exposição foi comunicada da retirada das fotos pela imprensa. "Do nosso lado foi uma surpresa total. Nós temos uma autorização escrita para fazer a exposição. Vou marcar uma reunião com o presidente da Casa, Arlindo Chinaglia, para exigir uma manifestação formal sobre o cancelamento", avisa a diretora do Foto Arte, que é a maior mostra fotográfica de Brasília e, no momento,  tem 118 exposições espalhadas em 57 locais da cidade. Duas dessas exposições, inclusive, estão na Câmara dos Deputados.  (Soraia Costa)

Veja a íntegra da nota da Câmara:

"Câmara cancela mostra de fotografia

 Diretora da exposição não negociou adequação da mostra com as normas internas da Câmara

Após esgotar todas as possibilidades de negociação com a diretora do evento "Foto Arte 2007 - Brasília: Capital da Fotografia", Karla Osorio Netto, e analisar todas as alternativas viáveis, a Diretoria-Geral da Câmara dos Deputados resolveu cancelar uma das três mostras de fotos que ocorrem nos espaços culturais da Casa nesta semana.

A exposição cancelada é a intitulada "Heróis", do fotografo Luiz Garrido e foi montada no Salão Negro nesta quarta-feira (7/11). A direção da Câmara entendeu que o Congresso Nacional não é o espaço apropriado para exposições que possam gerar constrangimentos de qualquer natureza. O Salão Negro é visitado diariamente por centenas de turistas, religiosos, professores e crianças - inclusive de estudantes da rede de ensino -, além da presença rotineira de autoridades e servidores.

A diretora da Foto Arte, ao contrário das normas que regem a utilização dos espaços de exposição na Câmara, não apresentou nenhuma fotografia ou material ilustrativo no documento que acompanhava a solicitação do espaço. Dessa forma, não houve condições técnicas de se fazer uma curadoria (seleção das obras) prévia para a adequação da referida exposição naquele salão. Em nenhum momento, a Câmara propôs censurar ou alterar, com tarjas, uma das imagens que apresentava um nu frontal de uma transexual.

A decisão levou em conta ainda o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), por ser incompatível com os artigos 17 e 18, que pregam o respeito à inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança, e que é dever de todos velar pela sua dignidade, pondo-as a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da  integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente,  abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia,  dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

Art. 18. É dever de todos velar pela dignidade da criança e do  adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano,  violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor."

 

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Deputados tentam conter debandada para criar CPI do Corinthians

Deputados tentam conter debanda para criar CPI do Corinthians

Manchetes dos jornais de hoje - 08nov2007

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES