Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/7/2007 | Atualizado 28/7/2007 às 8:53
O presidente Lula afirmou hoje, durante cerimônia de lançamento do PAC Saneamento e Urbanização no Rio Grande do Norte, que provavelmente foi o único presidente da República “que não tenha falado mal do Congresso nem uma vez”.
“Os presidentes, quando as coisas apertam, jogam a culpa no Congresso, no deputado. Eu nunca falei. E nunca falei porque tenho a minha responsabilidade e acho que o Congresso, com defeito ou virtude, graças a Deus, a gente o tem, porque no dia em que não tiver, será ditadura e a ditadura é muito pior do que a democracia com o Congresso”, complementou.
O petista ressaltou que hoje é um homem “muito mais leve do que no mandato passado” e que o fato de não ser candidato à Presidência da República em 2010 lhe tirou “umas três toneladas das costas”.
Lula afirmou que os que são contrários aos investimentos na região não sabem "o que é carregar uma lata d’água na cabeça por quatro ou cinco léguas”. “Só é contra quem não sabe o que é pegar um pote d’água cheio de barro, de merda de animal, de caramujo, levar para dentro de casa, colocar para assentar e ficar tomando aquela água barrenta cheia de caramujo para pegar doença, para apodrecer os dentes, para pegar verminose. Então, quem tem água Perrier na geladeira pode até ser contra”, disse.
O presidente também afirmou que os estados receberão investimentos do governo, independente de serem aliados ou oposicionistas. “Governar o país não é fazer desta imensa pátria uma República como se fosse um clube de amigos”, disse.
Para Lula, “esse tempo de mesquinharia aos poucos vai acabando, porque a sociedade também vai evoluindo”. “Começo a perceber que com todos os problemas que nós temos, estamos nos transformando, aos poucos, num país com uma classe política cada vez mais civilizada e cada vez mais compreendedora de que a gente tem momentos de brigas, tem momentos de disputas, tem momentos de eleições e, depois, temos os momentos de cumprir as promessas que fizemos ao povo durante o processo eleitoral”, afirmou. (Rodolfo Torres)
Leia a íntegra do discurso de Lula
Leia também
Lula é vaiado em cerimônia de lançamento do PAC
Lula sugeriu que diretores da Anac peçam demissão
OAB lança campanha contra corrupção e caos aéreo
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores