Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
10/7/2007 | Atualizado às 19:03
Deputados querem votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2008 na próxima quinta-feira (dia 12). O assunto foi discutido hoje (10) na reunião do colégio de líderes, na Câmara.
E querem que a votação ocorra ainda esta semana, independentemente se o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), vai ou não dirigir a sessão. Renan é acusado de ter as despesas pessoais pagas por um lobista da empresa Mendes Júnior – entre elas a pensão da filha que tem com a jornalista Mônica Veloso.
A avaliação entre os deputados é que o mais prudente é o presidente do Congresso deixar que a sessão seja presidida pelo vice-presidente do Congresso, deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG) – primeiro vice-presidente da Câmara. "Há um bom senso de que Renan não deve presidir. Se o governo quer votar a LDO, porque nós queremos, é preciso que ele articule uma solução para essa crise", afirmou o líder do PPS, deputado Fernando Coruja (SC).
Alguns lembraram que, nos últimos quatro anos, todas as sessões de votação da LDO foram presididas pelo vice – com a diferença de o presidente do Congresso abrir a sessão.
Aliados de Renan Calheiros, contudo, avaliam que se ele não presidir a votação será uma demonstração de fraqueza política. O relator da LDO, deputado João Leão (PP-BA), avisou que Renan pode presidir a sessão do Congresso que analisará a proposta. "O presidente Renan me disse que pode, sim, presidir a sessão. Eu, pessoalmente, não vejo problema algum", disse o parlamentar baiano.
Por outro lado, argumentam também que sua presença causará constrangimentos, já que a oposição promete fazer um ato pedindo o seu afastamento do cargo até que as investigações contra ele sejam concluídas.
A votação da LDO para 2008 é importante para os membros do Congresso Nacional saírem em férias – o chamado recesso parlamentar, que vai de 18 a 31 de julho. No entanto, se a Lei de Diretrizes Orçamentárias não for votada, os congressistas podem fazer o chamado “recesso branco”, quando o Legislativo, teoricamente, continua funcionando, mas com as sessões suspensas.
Comissão aprova LDO
A Comissão Mista de Orçamento aprovou há pouco o texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que desde a última semana vinha provocando intensos debates no colegiado. A sessão de hoje foi bastante tumultuada, com o entra-e-sai de muitos parlamentares tentando, de última hora, acrescentar emendas ao projeto.
Foram analisados destaques das emendas que o relator da LDO, deputado João Leão (PP-BA), não havia incorporado ao texto. Com a aprovação, resta ao presidente do Congresso, Renan Calheiros, convocar a sessão. (Lucas Ferraz)
(Matéria atualizada às 19h)
Temas
PLENÁRIO DA CÂMARA
Veja quais deputados votaram para suspender ação contra Ramagem
Data comemorativa
Câmara Municipal do Rio de Janeiro institui "Dia da Cegonha Reborn"
SUCESSOR DE FRANCISCO
PROTEÇÃO DIGITAL
Reimont pede suspensão de Discord e 4chan por violação de direitos