Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
16/6/2007 | Atualizado 17/6/2007 às 8:17
Dois peritos do Instituto de Criminalística da Polícia Federal começaram a periciar hoje (16) os documentos apresentados pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para comprovar sua inocência em processo contra ele no Conselho de Ética da Casa. O presidente do conselho, Sibá Machado (PT-AC), acompanha os trabalhos, segundo a rádio CBN.
Os policiais federais estão debruçados sobre notas fiscais, recibos e Guias de Trânsito de Animais (GTAs) apresentadas por Renan. O senador pretende comprovar que tem rendimentos agropecuários suficientes para bancar sozinho a pensão e o aluguel de uma jornalista com quem tem uma filha. Ele é acusado de pagar essas despesas com dinheiro do lobista da empreiteira Mendes Júnior Cláudio Gontijo.
Mas reportagem do Jornal Nacional de quinta-feira (14) desqualificou documentos apresentados por Renan. Havia recibos dados por empresas de fachada.
O efeito da notícia mudou os rumos do Conselho de Ética, que ontem (15) se preparava para votar relatório favorável à absolvição de Renan. Os senadores preferiram fazer perícia nos documentos e aguardar até a próxima terça-feira (19). O relator do processo, Epitácio Cafeteira (PTB-MA) ameaçou deixar o conselho se seu parecer não fosse votado naquele dia. Depois, mudou de idéia. (Eduardo Militão)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil