Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Congresso aprova projeto que reduz superávit primário

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Congresso aprova projeto que reduz superávit primário

Congresso em Foco

16/5/2007 | Atualizado às 15:14

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em sessão do Congresso Nacional, deputados e senadores aprovaram hoje (16) um projeto que reduz o superávit primário, que o governo federal utiliza para pagar juros – o índice é de 4,25% do Produto Interno Bruto (PIB). O PLN 01/07, relatado pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ), altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e vai possibilitar mais recursos para o Plano Piloto de Investimentos (PPI), integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O PPI cresceu de 0,2% para 0,5%, baseado no valor do PIB, o que aumenta o poder de investimento do plano, de R$ 4,6 bilhões para R$ 11,3 bilhões. O governo federal, portanto, terá o superávit primário reduzido de 4,25% para 3,75% do PIB. Essa mudança já foi discutida pela equipe econômica com organismos internacionais; o argumento utilizado foi o da importância de se reverter parte da verba usada para o pagamento de juros para a sua aplicação em infra-estrutura.

Uma das emendas apresentadas pela oposição, que não foi aprovada, destinava 25% dos 11,3 bilhões, ou seja, 2,8 bilhões, para os estados investirem em segurança pública. “Quem menos colabora hoje para o superávit primário é o governo federal”, reclamou o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM). O líder da minoria na Câmara, Júlio Redecker (PSDB-RS), fez coro: “Muitos governadores reclamaram que não tiveram participação na formação do PAC. Destinando parte da verba para os estados, seria uma forma de corrigir a falha”, disse.

Com a articulação dos líderes da Câmara e do Senado, a base governista aprovou sem sustos o projeto. “Essa é a medida mais importante do PAC, porque os outros projetos do programa dependem dela”, disse o senador Renato Casagrande (PSB-ES). O líder do governo na Câmara, José  Múcio (PTB-PE), também comemorou: “É importante reduzir despesas para o governo investir em outras áreas”. O deputado Chico Alencar (Psol-RJ), contudo, resumiu o sentimento dos parlamentares, apesar de discordâncias aqui e ali: “Qualquer redução do superávit primário é bom e bem-vinda”.  (Lucas Ferraz)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

TSE: 1.640.317 eleitores tiveram títulos cancelados

Chinaglia recebe funcionários de bingos

Deputados pedem que Marina adie divisão do Ibama

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES