Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
6/5/2007 | Atualizado 7/5/2007 às 11:00
O deputado federal Enéas Carneiro (PR-SP) morreu hoje (6) em sua residência, na cidade do Rio de Janeiro. Enéas sofria de leucemia.
De acordo com o líder do PR na Câmara, deputado Luciano Castro (RR), Enéas estava lúcido até ontem. “Ele era um nacionalista. Uma figura de muita relevância para o Partido da República, que ele ajudou a fundar. Infelizmente, ele não teve tempo de participar do partido devido à leucemia", afirmou o parlamentar.
Enéas Ferreira Carneiro nasceu em novembro de 1938, em Rio Branco, capital do Acre, mas só foi registrado dias depois em Belém, no Pará. O deputado tornou-se nacionalmente conhecido por disputar a eleição presidencial de 1989 com o bordão “Meu nome é Enéas”. No site You Tube, é possível assistir vários vídeos de sua campanha eleitoral.
Fundador do Partido de Reedificação da Ordem Nacional (Prona), ele foi eleito deputado federal em 2002 com o maior número de votos da história: 1,5 milhão. Enéas também concorreu à Presidência da República nas eleições de 1994 e 1998.
Em 2003, Enéas teve seu sigilo bancário e fiscal quebrados por suspeitas de vendas de candidaturas nas chapas do Prona. Enéas era médico cardiologista. Ele se formou em medicina em 1965 pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e tinha mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). (Rodolfo Torres)
Matéria publicada no dia 06.05.07 e atualizada às 10h50 de 07.05.07
Leia também
Chinaglia decreta luto pela morte de Enéas
Temas
EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL
Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca
Tributação Financeira
Haddad debate nova tributação de fundos e ativos virtuais no Senado