Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
25/4/2007 | Atualizado 26/4/2007 às 4:51
O deputado Clodovil Hernandes (PTC-SP) subiu hoje (25) à tribuna da Câmara para tentar explicar uma declaração feita na última sexta-feira (20) em relação às mulheres.
Ao chegar ao Palácio do Planalto para entrevistar a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para o seu primeiro programa na TVJB (antiga CNT), o parlamentar afirmou que desistiu de criar vestidos para mulheres porque elas se tornaram "muito vulgares, ordinárias e cheias de silicone". "Hoje em dia, uma mulher trabalha deitada e descansa em pé", disse.
Clodovil afirmou que seria uma explicação “difícil”. De fato, ele acabou não explicando muito sobre o caso. Primeiro, ele ressaltou que foi “bem recebido” pelos colegas deputados e que virou “um garoto-propaganda da Câmara”. Em seguida, ao perceber a deputada Cida Diogo (PT-RJ), que protestava enquanto Clodovil fazia o seu pronunciamento, ofereceu a palavra à colega.
Ao ser advertido de que não existem apartes para pronunciamentos feitos em pequeno expediente, Clodovil retomou o discurso e afirmou que não quis ofender as mulheres. “Existem mulheres de todo tipo, como existem pessoas de todo o tipo. Quando me descobri homossexual, olhei para a direita e vi travestis vilipendiando as mulheres. Olhei, depois, para a esquerda e vi Garcia Lorca, Leonardo da Vinci e Santos Dumont. Fui para a esquerda”, discursou Clodovil.
Ao ser autorizada a falar pelo presidente da sessão, o primeiro vice-presidente da Câmara, Narcio Rodrigues (PSDB-MG), Cida Diogo, exaltada, afirmou que não há explicação para a declaração de Clodovil. Ela acrescentou que tem “certeza” de que a bancada feminina na Casa, composta por 45 mulheres, vai exigir "uma postura de respeito". (Carol Ferrare e Rodolfo Torres)
Matéria publicada às 16h21 de 25.04.2007. Última atualização às 2h29 de 26.04.2007.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil