Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
25/4/2007 | Atualizado 26/4/2007 às 4:51
O deputado Clodovil Hernandes (PTC-SP) subiu hoje (25) à tribuna da Câmara para tentar explicar uma declaração feita na última sexta-feira (20) em relação às mulheres.
Ao chegar ao Palácio do Planalto para entrevistar a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para o seu primeiro programa na TVJB (antiga CNT), o parlamentar afirmou que desistiu de criar vestidos para mulheres porque elas se tornaram "muito vulgares, ordinárias e cheias de silicone". "Hoje em dia, uma mulher trabalha deitada e descansa em pé", disse.
Clodovil afirmou que seria uma explicação “difícil”. De fato, ele acabou não explicando muito sobre o caso. Primeiro, ele ressaltou que foi “bem recebido” pelos colegas deputados e que virou “um garoto-propaganda da Câmara”. Em seguida, ao perceber a deputada Cida Diogo (PT-RJ), que protestava enquanto Clodovil fazia o seu pronunciamento, ofereceu a palavra à colega.
Ao ser advertido de que não existem apartes para pronunciamentos feitos em pequeno expediente, Clodovil retomou o discurso e afirmou que não quis ofender as mulheres. “Existem mulheres de todo tipo, como existem pessoas de todo o tipo. Quando me descobri homossexual, olhei para a direita e vi travestis vilipendiando as mulheres. Olhei, depois, para a esquerda e vi Garcia Lorca, Leonardo da Vinci e Santos Dumont. Fui para a esquerda”, discursou Clodovil.
Ao ser autorizada a falar pelo presidente da sessão, o primeiro vice-presidente da Câmara, Narcio Rodrigues (PSDB-MG), Cida Diogo, exaltada, afirmou que não há explicação para a declaração de Clodovil. Ela acrescentou que tem “certeza” de que a bancada feminina na Casa, composta por 45 mulheres, vai exigir "uma postura de respeito". (Carol Ferrare e Rodolfo Torres)
Matéria publicada às 16h21 de 25.04.2007. Última atualização às 2h29 de 26.04.2007.
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores