O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), pediu hoje ao presidente Lula que as Forças Armadas atuem na segurança pública do estado. Em entrevista coletiva, Lula disse que se reunirá amanhã (12) com o ministro da Defesa, Waldir Pires, e com os três comandantes das Forças Armadas para “tomar uma decisão de forma ordenada e cuidadosa”.
Segundo Lula, quem tem condições de avaliar a necessidade de levar as Forças Armadas às ruas é o governador, e não o presidente da República. “Ele é a pessoa que sabe o que precisa fazer no Estado [...]. O governo federal tem todo o interesse em fazer essa parceria”.
O presidente disse que, antes de definir quantos agentes serão utilizados na operação, é preciso “mapear quais lugares podem ser ocupados pelas Forças Armadas para que não haja conflito entre a ação das polícias Militar, Civil e das Forças Armadas”.
“Vamos combater com firmeza, mas com cuidado, para não sermos tão duros como eles [marginais] são com a gente. Vamos agir enquanto Estado”, afirmou. Lula participou do evento de formatura dos 4,7 mil jovens habilitados para atuar como guias-cívicos nos jogos Pan-Americanos. (Edson Sardinha)